| Professores de Sul Brasil iniciam ano letivo com capacitação especializada
Mais 253 alunos são formados pelo Proerd
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/551073/file/desktop/15441825091505.jpg?1670971787)
-
Isabel Müller/IMP -
Na formatura, foram lidas as melhores redações por escola e entregue a premiação, o leãozinho Dáren, de pelúcia, mascote do Proerd
Na noite de sexta-feira (30), 253 alunos das escolas particulares, estadual e municipal de Pinhalzinho participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), 2º semestre de 2018. A solenidade foi realizada da sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira do Pinhal.
O Proerd tem dentre seus objetivos, prevenir o uso de drogas e fortalecer a autoestima das crianças, tornando-as capazes de resistir à pressão para o uso de algum tipo de droga ou na prática de atos violentos e ensinando-as também a tomar decisões sábias que poderão ajuda-las no futuro.
Em 20 anos o Proerd já formou mais de 110 mil crianças do 5º ano, na área de atuação do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira e dessas, mais de 4.100 somente em Pinhalzinho.
Durante o período das aulas, os alunos participaram de várias atividades que mostram o perigo que as drogas e a violência causam à saúde e à vida das pessoas. Ao final das aulas, cada aluno elaborou uma redação. Na formatura, foram lidas as melhores redações por escola e entregue a premiação, o leãozinho Dáren, de pelúcia, mascote do Proerd.
Nos pronunciamentos, as autoridades parabenizaram os formando e destacaram a importância do programa, bem como, pediram para as crianças levar os ensinamentos do Proerd para a vida e compartilhar nas famílias, com os amigos e na escola.
O prefeito, Mário Afonso Woitexem, ressaltou que o que foi ouvido com a leitura das redações dá a maior certeza de que é através da educação, da formação que as crianças e jovens de hoje serão cidadãos de bem no futuro. "Vamos continuar investido na educação, nos jovens, porque acreditamos nisso", apontou. Aos formando, o prefeito pediu para que não esqueçam do mascote do Proerd e do juramento que fizeram. "Mantenham esse mascote pra sempre com vocês e quando a tentação aparecer olhem para o mascote e lembre-se do juramento", disse Woitexem.
O comandante Eloi Correa Borges, representante da Polícia Militar, salientou sobre os 20 anos do programa, das dificuldades para a implantação do Proerd e do excelente trabalho desenvolvido pelos instrutores ao longo destes 20 anos.
'Voto de louvor'
Na oportunidade, a Câmara de Vereadores, através da indicação do vereador Cezar Silva, entregou uma menção de 'voto de louvor' ao instrutor do Proerd, Erico Milani da Rocha, em reconhecimento pelo trabalho que desenvolve em Pinhalzinho, contribuído com a formação e conscientização de crianças e adolescente. A menção foi entregue pelo vereador proponente, Cezar Silva e pelo presidente do legislativo, Sadi Liston.
Deixe seu comentário