logo RCN

Municípios da região sofrem com estiagem

  • Divulgação -

A falta de chuvas em grandes volumes nos últimos dias vem preocupando alguns municípios da região, principalmente na área agrícola. Águas Frias, Bom Jesus do Oeste, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Serra Alta e Sul Brasil sofrem com essa falta de água e retratam os mesmos pontos de preocupação.

Sul Brasil

Em Sul Brasil, conforme o secretário municipal de Agricultura, Antonio Kviatkoski, a falta de chuvas e a estiagem afetam a produção agrícola, bem como a produção de suínos, aves, além da queda na produção leiteira. Antonio destaca que a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, está transportando, em média, sete cargas de água potável diariamente para abastecer as propriedades dos agricultores sulbrasilenses.

Bom Jesus do Oeste

Em Bom Jesus do Oeste, o secretário da Agricultura Vilmar Senhor aponta que o município está preparado para a estiagem, mas que ainda precisa de ajuda da Defesa Civil na compra de caixas de água para o armazenamento para serem utilizadas em momentos como este. Vilmar comenta que já foi levantado um projeto de lei na Câmara para a prevenção da falta de água e que estão na espera da aprovação. Bom Jesus do Oeste conta com caminhões de água, caixas de água para o armazenamento e também cada agricultor tem três tubos de conexão para chegada da água em sua propriedade.

Águas Frias

Em Águas Frias, o secretário de Agricultura Lido Isoton afirma que a Secretaria está auxiliando os produtores rurais. "Estamos fazendo limpeza das fontes de água, também abrindo novas fontes nas propriedades rurais, e temos um caminhão de 12 mil litros transportando água para quem está solicitando. Também está sendo realizado serviço de valas para colocar canos para ir água até a propriedade e devido à estiagem".

A Epagri, através do Estado de Santa Catarina, captou recursos subsidiadas para captação, armazenamento e distribuição de água nas propriedades através poços artesianos, cisterna e caixa de 5 a 10 mil litros. O município recebeu da Defesa Civil 10 caixas de água que vão ser entregues nos grupos de poços artesianos das comunidades para aumentar o depósito de água nas propriedades.

Nova Itaberaba

Em Nova Itaberaba, a estiagem não afetou muitos produtores rurais, segundo o diretor de Agricultura Juliano Ferrarini, mas aqueles que foram prejudicados estão recebendo água através de caminhões.

Serra Alta

No município de Serra Alta o grande problema em decorrência da estiagem foi a falta de água para os animais. Luciano dos Santos, responsável pelo setor da Agricultura, comenta que estão levando água direto para esses produtores, e que o tratamento de água está suprindo as necessidades da cidade.

Nova Erechim

Conforme o secretário de Agricultura de Nova Erechim, Moacir Brustolin, o município tem um decreto em vigência com relação a estiagem, que está em vigor desde 2020 e tem validade até o mês de abril deste ano. Como pontua o secretário, a preocupação é grande e já estão sendo feitas as coordenadas para ser possível ampliar a quantidade de reservatórios de água. São caixas de 20 mil litros, 10 mil litros e caixas de 5 mil litros que devem vir da Defesa Civil para suprir as necessidades, principalmente no interior, em tempos de estiagens e armazenar uma quantidade maior de água.

Modelo

Aerton Valmorbida, secretário de Agricultura de Modelo, relata que houve danos em lavouras, tanto de milho quanto de soja, e a perda das pastagens para as vacas leiteiras. O secretário destaca que todas as comunidades do município têm rede de água e somente alguns pontos isolados necessitam de deslocamento para o consumo dos animais. Aerton comenta, ainda, que não foi encontrado problemas em decorrência da falta de água, mas por conta da estiagem houve perda nas produções.


Data marcada para aplicação do Zolgensma Anterior

Data marcada para aplicação do Zolgensma

Centro de inovação e tecnologia será implementado em Pinhalzinho Próximo

Centro de inovação e tecnologia será implementado em Pinhalzinho

Deixe seu comentário