logo RCN
Pinhalzinho

Nova Mesa Diretora é eleita no legislativo de Pinhalzinho

  • Divulgação - A atual mesa é presidida pela vereadora Fabiana Merigo, vice-presidente Cesar da Silva, secretário Remi Sulzbacher, e vice-secretária Carla Eckert.

O processo aguarda Sentença da Juíza da Comarca de pinhalzinho, na qual deverá avaliar a possibilidade da decadência do direito de impetrar o Mandado de Segurança, conforme consta no Parecer do Ministério Público

Nesta quarta-feira dia 13, ocorreu a nova eleição para a Mesa Diretora 2020, conforme decisão judicial contraria á composição da mesa diretora da Câmara de vereadores.

 A atual mesa é presidida pela vereadora Fabiana Merigo, vice-presidente Cesar da Silva, secretário Remi Sulzbacher, e vice-secretária Carla Eckert.

 No documento a autoridade confirma que na antiga eleição não havia garantia do direito à proporcionalidade partidária é prevista expressamente no § 1º do art. 58 da Constituição Federal. "O dispositivo - reproduzido tanto na Constituição do Estado de Santa Catarina (art; 47, § 1º), como na Lei Orgânica do Município de Pinhalzinho (art. 23) -, é de se frisar, assegura que a formação do Órgão Diretivo da Casa Legislativa (seja no âmbito Federal, Estadual, Distrital ou Municipal) respeite a proporção concernente ao número de partidos, e não ao quantitativo de representantes de cada um deles. Esse inclusive é o entendimento já exprimido por este Tribunal de Justiça", destaca.

O processo aguarda Sentença da Juíza da Comarca de pinhalzinho, na qual deverá avaliar a possibilidade da decadência do direito de impetrar o Mandado de Segurança, conforme consta no Parecer do Ministério Público. "Dessa feita, considerando que o petitório exordial foi protocolizado no dia 17 de abril de 2020 (evento 1), resta irrefutável que transcorreram os cento e vinte dias da ciência do ato impugnado, que ocorreu em 18.12.2019, de sorte que operou a decadência. Ante o Exposto, o Ministério Público manifesta-se pelo reconhecimento da ocorrência da decadência do direito ao Mandado de Segurança, com fulcro no art. 23 da Lei n. 12.016/2009. Modelo, 06 de maio de 2020. [assinado digitalmente] EDISSON DE MELO MENEZES, Promotor de Justiça"

ENTENDA O CASO

A juíza da Comarca de Pinhalzinho Thaise Siqueira Ornelas determinou em liminar que a Câmara de Vereadores realizasse uma nova eleição para a composição da mesa diretora em um prazo de quinze dias.

A juíza afirma haver desproporcionalidade na formação da bancada, pois, como visto, embora seja composta por, pelo menos, cinco siglas partidárias, apenas duas fizeram parte.

Atualmente o poder legislativo do município é composto por 11 vereadores, distribuído em cinco partidos políticos: PP, PSD, PSDB, PT e MDB. Já a sua Mesa Diretora, após a eleição, é composta por um vereador do PT e três do MDB.

Conforme a vereadora Silvana Bugnotto, em dezembro do ano passado (2019), o então presidente da Câmara, Claudecir Corradi, pautou em reunião a decisão de que o Partido dos Trabalhadores, PT e o Movimento Democrático Brasileiro, MDB, fariam uma chapa para concorrer a eleição da Mesa Diretora. "Nosso grupo se manifestou contrário informou a ilegalidade da atividade e o desrespeito a lei orgânica e ao regimento interno. Foram irredutíveis até a data da eleição", afirma Silvana.

Neste período do inicio de janeiro até a data da eleição foram feitas indicações e negociações para cargos na chapa, sem retorno a inconstitucionalidade se manteve. "A constituição da atual mesa diretora da Câmara, afronta disposição constitucional expressa. Não houve obediência ao princípio da proporcionalidade partidária, cimo exige a constituição Federal e Estadual. Tentamos de todas as formas dialogar cordialmente, mas não tivemos êxito, para garantir o que é justo e de direito", enfatiza.

A inobservância da pluralidade da composição da mesa diretora viola o principio da pluralidade partidária - trecho ART inciso 1º da constituição, que se aplica ao Poder Legislativo municipal pelo motivo de simetria.


CPI dos respiradores ouve primeiras testemunhas Anterior

CPI dos respiradores ouve primeiras testemunhas

Paróquia Santo Antônio de Pinhalzinho adia festividade Próximo

Paróquia Santo Antônio de Pinhalzinho adia festividade

Deixe seu comentário