logo RCN

Novas tarefas para as cidades

  • - Rui Braun, diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam)

A atual fase do municipalismo é de 'avaliar posições, pensar mais além e fora da caixa'

Uma das tarefas inerentes a uma entidade de representação como a FECAM é promover o debate sobre o "ethos de vida e coletividade da urbe", ou seja, pensar e repensar o papel dos municípios na construção de espaços de vida saudáveis, inteligentes, integradores e sensíveis para as pessoas.

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) está em fase de reposicionamento do seu papel estratégico como instituição de interesse público, responsável pelo alinhamento dos municípios catarinenses frente aos desafios. Passa a considerar fortemente os influxos de perspectiva tecnológica, as dinâmicas de inovação e, no plano corporativo, a gestão eficiente dos espaços municipais.

A atual fase do municipalismo é de "avaliar posições, pensar mais além e fora da caixa". Com isso, estabelecemos nossa própria tríplice hélice operacional de atuação e alinhamento: empoderar prefeitos no seu papel estratégico, aprofundar as técnicas e metodologias de gestão eficiente e transformar cidades, reconhecendo e investindo em automação e em inteligência artificial.

Em nossa tarefa de ajuste estratégico, constatamos que os municípios já estão fortemente inseridos na dinâmica da inovação: cerca de 100 boas práticas colhidas dentre a rede municipalista demonstram que os municípios exercem forte ação criativa e colaborativa que muda formas de administrar. São soluções locais, caseiras e que enfrentam os problemas da gestão e administração da vida das cidades. E melhor, há um grande interesse dos municípios em entender e incorporar técnicas e soluções eficientes no dia a dia da administração.

Em síntese, os administradores das cidades, como parte de uma sociedade que se move para um mundo cada vez mais tecnificado e digitalizado, bebem do mesmo cálice da sociedade: o gosto e sede da vontade social de evoluir em direção a um clima favorável, em que pensar inteligência e eficiência faz parte da estratégia integradora que nos levará a refundar a forma de administrar e cuidar da base da vida das pessoas, mudando profundamente o jeito de viver em cidades.

O municipalismo catarinense assume seu papel: "Cidades para pessoas, soluções para municípios". Com este norte, a Fecam promove o maior evento municipalista de SC, o Congresso de Prefeitos, de 11 a 14 de junho. Estimamos dividir o pensamento com mais 1.500 gestores municipais, no CentroSul em Florianópolis, além de aguardar a sociedade para conhecer propostas e ideias. Um evento aberto, gratuito e cheio de soluções tecnológicas - esse é o futuro.


Governo lança campanha para reverter prejuízos da paralisação dos caminhoneiros Anterior

Governo lança campanha para reverter prejuízos da paralisação dos caminhoneiros

Balança de maio confirma impacto da greve nos embarques catarinenses Próximo

Balança de maio confirma impacto da greve nos embarques catarinenses

Deixe seu comentário