logo RCN

Observatório Social de Pinhalzinho apresenta relatório anual de 2019

O Observatório Social de Pinhalzinho (OS) divulgou o relatório anual de 2019. De janeiro a dezembro, foram encaminhados 49 ofícios, sendo 35 a prefeitura municipal, oito para a Câmara de Vereadores e seis para outros. De 117 processos licitatórios o OS acompanhou 115, que em decorrência da vigilância e estimulo à concorrência, gerou uma economia para os cofres públicos de R$ 7.700.768,51.

Outro dado importante, no acumulado anual de 2019, apenas 24,2% das empresas vencedoras nos Processos Licitatórios eram locais, 74% empresas de fora. É importante ressaltar que, a participação das empresas locais nos certames do município, é fundamental. Além de valorizar o comércio local, é uma importante fonte de renda para o município, consequentemente gerando mais empregos e oportunidades.

Além das licitações o OS, em parceria com os acadêmicos do curso de engenhara da Horus, tem se dedicado também ao acompanhamento da execução das obras de engenharia no município e neste ponto merece registro a interdição e suspensão do pagamento das obras do Deck da praça do lago - que foi executada em total desconformidade com o edital e aguarda reparação por parte da construtora.

Durante o ano, diversas ações foram realizadas, entre reuniões ordinárias, reuniões na prefeitura, palestras, apresentação do OS na Unoesc e confirmação de parceria com a universidade, assembleia com troca de diretoria, participação na Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores, participação no 10º Encontro dos Observatórios do Brasil (ENOS) e do 3º congresso Pacto pelo Brasil em Curitiba/PR, apresentação do OS na Horus Faculdades também firmando importante parceria, e a realização do evento: Semeando o futuro pelo processo licitatório, com realização de três relevantes palestras.

O Observatório Social de Pinhalzinho, integrante da Rede Observatórios Sociais do Brasil, é uma entidade que tem o intuito de contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a promoção de uma sociedade ética e cidadã, por meio de práticas transparentes e apartidárias. A entidade foi fundada em 02 de junho de 2017 em Pinhalzinho, é formada por 32 voluntários e atualmente tem como presidente, Celso Bazzan.

Qualquer cidadão, entidade, empresa e clubes de serviço podem ser voluntários do Observatório Social. Vale lembrar que, os voluntários do OS fazem um trabalho totalmente voluntário, ou seja, sem remuneração, com o objetivo de sempre melhorar a gestão pública.


Reforma da Previdência estadual vai resolver apenas 13% do déficit Anterior

Reforma da Previdência estadual vai resolver apenas 13% do déficit

Energia solar fotovoltaica: um futuro mais sustentável Próximo

Energia solar fotovoltaica: um futuro mais sustentável

Deixe seu comentário