logo RCN

Pinhalenses são selecionadas para o Sebrae Delas Mulher de Negócios

  • Nina Fotografias -

Cento e oitenta e três representantes da região oeste catarinense foram selecionadas para o Sebrae Delas Mulher de Negócios. O programa on-line e gratuito foi planejado para desenvolver o empreendedorismo feminino em Santa Catarina, por isso é voltado à capacitação de quem deseja empreender ou aperfeiçoar os seus negócios.

A iniciativa do Sebrae/SC auxiliará as mulheres a desenvolverem suas ideias de negócio, a formalizarem seus empreendimentos ou a potencializarem suas empresas já existentes. As capacitações são realizadas no período de 15 de abril a 25 de novembro. Os encontros ocorrem quinzenalmente, com duas semanas de mentorias coletivas, workshops de conteúdos, eventos e networking.

Representam a região mulheres de 21 municípios: Abelardo Luz, Águas de Chapecó, Alto Bela Vista, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Formosa do Sul, Irani, Nova Erechim, Planalto Alegre, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo, São Lourenço, Seara, Saudades, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

"Estamos muito contentes com esse resultado, que remete a 19,9% da participação estadual. Com o programa esperamos contribuir para o crescimento da economia regional, melhorar os aspectos sociais, educacional e indicadores de saúde, além de auxiliar no desenvolvimento de novos negócios e no fortalecimento de propostas existentes", ressalta a gestora regional oeste do programa, Marieli Aline Musskopf.

Participação

No Estado foram selecionadas 919 mulheres. A lista completa está disponível no site http://sebrae.sc/sebraedelas. Da nossa região, são doze de Pinhalzinho, uma de Saudades e uma de Nova Erechim. Entre as pinhalenses está Jusciane Vedovatto, mais conhecida como Nina e proprietária da Nina Fotografias. A empresária diz que se interessou pelo projeto porque todas as ações são voltadas ao empreendedorismo feminino e ajudam a desenvolver as habilidades básicas para empreender, além de estimular os negócios empreendidos por mulheres.

"Tenho empresa há 15 anos e sempre está evoluindo, estamos em fase de expansão, procurando sempre criar novos produtos, e agora queremos escalar esses produtos e, para fazer isso, preciso de conhecimento técnico. É importante porque desenvolve o local em que a gente está inserida, o nosso município e a nossa região. Também porque criamos empregos, no nosso caso as vagas são para mulheres, além de que, em geral, nossos clientes são do público feminino, então entender esse universo é importante por conta disso", explica Nina.

A empresária comenta, ainda, que muitas das selecionadas são mulheres que estão começando a empreender, o que traz a vantagem de iniciar com conhecimento e suporte em um ramo que é mais difícil para o público feminino. "No meu caso não foi assim, eu comecei sem experiência e sem conhecimento e é mais complicado porque a gente tropeça mais. Para a mulher empreender é muito mais difícil do que para o homem empreender, porque as condições não são favoráveis para universo das mulheres. E não é mimimi e nem nada do tipo. É porque nós temos que lutar muito mais do que os homens para fazer as mesmas coisas e o universo empresarial é muito masculino, muito feito pelos homens para os homens, então para a gente poder se inserir nesse mercado e poder brigar pelos espaços é mais complexo. Por isso, é muito importante ter ações voltadas a mulheres de negócios, porque nós temos na nossa região muitas mulheres de negócios que se destacam e que tem empresas de renome e acredito que um projeto assim vai estimular outras mulheres a participarem desse tipo de ação", destaca.

Programa

O Sebrae Delas é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. A iniciativa busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.

O programa também oferta conteúdos de qualidade às empresárias e demais setores da sociedade catarinense sobre aspectos macroeconômicos, mercado, setor de atuação e boas práticas, proporcionando o acesso as informações relevantes e de fontes confiáveis.

Desde 2019, o programa já atendeu diretamente mais de 850 mulheres com seminários, oficinas e consultorias. Entre os resultados obtidos destacam-se: aumento de 24% no faturamento inicial do negócio e incremento de 62% no desenvolvimento e na inclusão de novos produtos e serviços. Das participantes, 98% consideram a atuação do Sebrae como boa ou ótima e 87% recomendam a participação no programa.


Acadêmicos da Horus participam de projeto de revitalização da praça de Cunha Porã Anterior

Acadêmicos da Horus participam de projeto de revitalização da praça de Cunha Porã

Observatório Social do Brasil em Pinhalzinho presta contas e elege nova diretoria Próximo

Observatório Social do Brasil em Pinhalzinho presta contas e elege nova diretoria

Deixe seu comentário