| Professores de Sul Brasil iniciam ano letivo com capacitação especializada
Pinhalzinho é sede de Encontro Regional das RFCC do Oeste e Extremo Oeste
-
Isabel Müller/IMP -
Objetivo foi capacitar as voluntárias com técnicas de prevenção
Cerca de 200 mulheres participaram, na terça-feira (15), na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, do Encontro Regional das Redes Femininas de Combate ao Câncer (RFCC) do Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Objetivo foi capacitar as voluntárias com técnicas de prevenção, formas de abordagem ao paciente e o verdadeiro significado do voluntariado.
Participaram da abertura do encontro, a presidente da RFCC de Pinhalzinho, Silvana Barros; a presidente estadual da Rede, Sônia Rieg Fischer; o prefeito municipal, Mário Afonso Woitexem, acompanhado de sua esposa Claudia; o presidente do Legislativo Municipal, Sadi Liston, acompanhado de sua esposa Berta Junges; e o secretário municipal de Saúde, Elmo Zanchet.
Conforme a presidente estadual da RFCC, o trabalho das redes é 100% voluntário, se preocupando com outras mulheres que estão passando pelo câncer, doença que vem crescendo cada vez mais. "Que bom que ainda tem mulheres, que disponibilizam seu tempo para este fim. Juntas, em todo o Estado, tenho certeza que conseguimos fazer algo precioso acontecer, de diminuir a mortalidade por meio do câncer de mama, do colo do útero, ou outros tipos de câncer. Só do fato de estar acompanhando as pacientes oncológicas, quando estão passando por este momento difícil, ela sendo acolhida com amor e carinho, atenção, isso é importante para ter qualidade de vida, melhorar a autoestima e enfrentar a doença com mais força", menciona Sônia.
Ela destaca ainda, que além de dar todo o suporte as pacientes oncológicas, a atuação da RFCC é a prevenção e conscientizar cada vez mais o maior número de pessoas, incluindo homens, mulheres, jovens e adolescentes do valor da prevenção.
O prefeito, em sua fala, deu as boas vindas a todas e enalteceu a atuação voluntária das mulheres em ajudar o próximo.
A presidente da Rede Feminina de Pinhalzinho, na abertura dos trabalhos, falou sobre a estrutura da Rede no município e sobre o projeto de construção da sede própria. "O projeto que nós queremos já entregamos para o município, o setor de engenharia da prefeitura está fazendo a parte estrutural e assim que estiver pronto vamos lançar a pedra fundamental, o projeto vai para a licitação e vamos erguer esse sonho. Não temos todo o dinheiro para concretizar esse sonho enorme, só temos a metade, mas o que temos já é muito bom", mencionou Silvana.
Hoje a Rede Feminina está em uma sala mais ampla, com 117 m², alugada, cujo aluguel é custeado com recursos próprios/pessoais do prefeito Mário Afonso Woitexem.
Silvana destacou ainda da necessidade da entidade de Pinhalzinho criar um grupo de apoio, para apoiar e dar suporte as mulheres em tratamento de câncer.
Deixe seu comentário