logo RCN

Pinhalzinho em Cena

  • Magno Agência de Marketing -

Com o slogan 'Nosso melhor, nossa gente', Cena e Neuro completam 100 dias de gestão

"Sabemos de todos os desafios que nos esperam. Traçamos três grandes pilares: queremos ter um governo arrojado, eficiente e inovador. Em cima desses três pilares trabalharemos nesses quatro anos", disse o prefeito Mario Afonso Woitexem, o Cena, durante live realizada na noite do dia 8 de abril para marcar os 100 dias da gestão juntamente com o vice-prefeito Neuro Ozelame.
"É uma satisfação muito grande poder estar nesta empreitada, tenho cumprido o expediente diariamente na Secretaria Municipal de Administração e aproveitando o período para tomar o conhecimento das rotinas da Prefeitura em todos os setores para poder colaborar. Afinal, temos um plano de governo e a minha missão é ajudar o Cena a cumprir o nosso plano de governo", destacou Neuro.
Prefeito e vice agradeceram a equipe de governo, aos servidores e, especialmente, aos pinhalenses, que acreditaram nas propostas, deram seu voto de confiança e agora podem conferir o trabalho sendo realizado. Na sequência, acompanhe os pontos destacados pelo prefeito e que marcam os primeiros 100 dias da administração.

Enfrentamento à Covid-19
Cena iniciou falando sobre a maior preocupação no momento: o combate constante ao Covid-19, que até o fechamento desta matéria, na manhã desta quinta-feira (15), havia feito 32 vítimas fatais em Pinhalzinho.
"São 100 dias de muitoS desafios e muitas decisões. Passamos 100 dias tendo que tomar uma decisão toda semana, uma mais difícil do que a outra, tudo relacionado à pandemia. Foram os decretos que tivemos que fazer, as restrições e proibições que tivemos que colocar. Sabemos e temos consciência de que prejudicamos muitos negócios, que muitos empreendedores que fazem essa terra crescer foram prejudicados pelos nossos decretos, mas que foram necessários", disse.
Conforme o prefeito, no dia 3 de março, ao receber relatório da Secretaria Municipal de Saúde informando que o município registrava 313 casos ativos, mais de 530 pessoas para monitorar, 10 óbitos e 15 pinhalenses internados, muitos aguardando na fila para uma vaga de UTI, a decisão da administração foi prezar pela vida. "Tivemos que fazer decretos restritivos, limitar horários de funcionamento, proibir comercialização e bebida alcoólica. Mas quero dizer que hoje, dia 8 de abril, 36 dias depois, podemos anunciar que temos somente 31 pessoas ativas e cinco pinhalenses internados. Já tivemos 31 óbitos e nos solidarizamos com as famílias".
Cena apresentou um levantamento de óbitos a cada 100 mil habitantes para comparar a taxa de mortalidade do vírus em Pinhalzinho com a média nacional. Segundo ele, no Brasil são 163 óbitos a cada 100 mil habitantes. Nos três estados do Sul, são 187 óbitos a cada 100 mil habitantes. Em Santa Catarina, 162 óbitos a cada 100 mil habitantes. Em Xaxim, cidade de porte parecido com Pinhalzinho, são 328 óbitos a cada 100 mil habitantes e, finalmente, em Pinhalzinho, são 149 óbitos a cada 100 mil habitantes.
"Esses resultados ocorrem pelas restrições colocadas, dedicação dos profissionais da saúde e a colaboração pinhalenses. Também é devido ao tratamento precoce, que ocorre desde agosto do ano passado, medicamentos pagos com dinheiro federal, e aquele pinhalense que quis usar estava à disposição e tenho a plena certeza de que isso também contribuiu para que nós chegássemos nesses números. Ainda não terminou e temos muita coisa pela frente, avaliou.
Sobre a vacinação contra o vírus, o prefeito disse que a intenção é vacinar todos os grupos prioritários até o final do primeiro semestre e, no segundo, iniciar a imunização da população em geral, de forma que todos os pinhalenses tenham tomado as doses até o final de 2021.
O prefeito destaca que a boa gestão possibilitou o retorno das aulas presenciais em 2021, e que, aos poucos, já estão sendo retomados alguns atendimentos que estavam suspensos na saúde, como retorno das consultas com especialistas e exames e que, em breve, as cirurgias eletivas também devem ser realizadas.

Construção civil
Até o dia 8 de abril de 2020, o município emitiu 23 alvarás para a construção civil. No mesmo período em 2021, foram 68 alvarás, o que aponta crescimento de 195% no setor.
Informatização
Em 2017, primeiro ano de mandato de Cena em Pinhalzinho, 4.077 protocolos foram emitidos na Prefeitura. Eles são provenientes de tudo o que as pessoas solicitam, como alvarás, boletos de IPTU e solicitações em geral, por exemplo. O número é considerado baixo e explicado pelo fato de que, naquela época, as solicitações precisavam ser feitas manualmente e presencialmente na Prefeitura.
Com a implantação da informatização nos setores da Prefeitura ao longo dos anos, em 2020 foram contabilizados 11.590 protocolos, ano em que 60% dos serviços já eram disponibilizados de forma online. "É possível fazer de casa através da internet e significa eficiência, economia de tempo e papel e preservação do meio ambiente", destaca Cena.
Neste ano, até 8 de abril, já são 6.328 protocolos, e o prefeito pretende fechar 2021 com mais de 20 mil protocolos, quando 100% dos serviços poderão ser solicitados de forma remota.

Empreendedorismo
Com a implementação da Sala do Empreendedor, localizada na Prefeitura, município reduziu o tempo médio de abertura de uma empresa, ampliou o número de novos negócios e o incremento da arrecadação, mesmo com a pandemia. Houve crescimento de mais de 70% na formalização das empresas. No comparativo de abril de 2019 a janeiro de 2021, observa-se a evolução dos números locais: o tempo médio de abertura de empresas em Pinhalzinho era de 33 dias e 21 horas e passou para 1 dia e 23 horas; o tempo de viabilidade de empresas era de 31 dias e 14 horas e reduziu para 1 dia e 12 horas; e o tempo de registro de empresas que era 2 dias e 6 horas caiu para apenas 11 horas.

Destaque
Segundo Cena, o tesouro nacional fechou o exercício de 2020 e novamente Pinhalzinho obteve conceito A em gestão contábil e gestão financeira. "São pouquíssimos municípios em Santa Catarina que tem esses conceitos e nós repetimos o conceito A e isso nos enche de orgulho".

Infraestrutura
Com relação a iluminação pública, o município realiza manutenção diária e pretende efetivar a troca de 100% das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED na iluminação pública de Pinhalzinho ainda neste ano.
Na Linha Boa Vista, os trabalhos seguem para concluir o asfaltamento do acesso que tem, ao todo, 7 km. No Distrito de Machado, a nova creche municipal e primeira na área rural do município - construída com recursos próprios - já está em funcionamento, atendendo a comunidade daquela região.
O projeto de reperfilagem asfáltica deve ser retomado assim que o município receber a arrecadação da primeira cota do IPTU 2021, que ocorre no dia 15 de abril. Essas melhorias são feitas com recursos próprios provenientes do pagamento do imposto.
Além disso, Cena aguarda a liberação dos recursos federais para dar continuidade a obras federais no município que estão paradas desde a metade do ano passado por falta de repasse por parte do governo. Também espera repasse dos recursos estaduais para iniciar mais melhorias.

Inovação
Em março, em Florianópolis, iniciaram as tratativas para instalar um centro de inovação e tecnologia em Pinhalzinho. No dia 23 do mesmo mês, o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Luciano Buligon, visitou o município para realizar as primeiras movimentações para implementação da novidade.
Agora, representantes das universidades, da faculdade, de entidades, empreendedores e equipe da administração municipal trabalham para que o projeto se torne realidade o mais breve possível e coloque Pinhalzinho no elo de inovação tecnológica de Santa Catarina.

Meta
"Planejamos bastante nesses cem dias, estamos finalizando nossa Lei Orçamentária Anual (LOA), que faz parte do Plano Plurianual (PPA) e que vale para os próximos quatro anos. Temos até junho para encaminhar para a Câmara de Vereadores, tudo muito bem planejado. Temos a felicidade de anunciar que no nosso primeiro mandato 85% do plano de governo foi executado e nesse mandato poderemos chegar a 100% e vamos fazer isso, é nosso compromisso com os pinhalenses", destacou Cena.

Novidade
Com o lançamento do "Pinhalzinho em Cena", nome dado a live realizada no dia 8, a partir de agora, a cada 14 dias a administração municipal fará uma live via página oficial da Prefeitura de Pinhalzinho no Facebook para mostrar aos munícipes os trabalhos que estão sendo realizados em cada secretaria. A próxima está prevista para o dia 22 e será sobre a Secretaria Municipal de Habitação.

Sicoob Creditaipu distribui R$8,8 milhões aos associados Anterior

Sicoob Creditaipu distribui R$8,8 milhões aos associados

Santa Catarina alcança o maior valor de produção agropecuária da história Próximo

Santa Catarina alcança o maior valor de produção agropecuária da história

Deixe seu comentário