logo RCN

Pinhalzinho realiza recuperação de áreas verdes

  • Divulgação -

Pinhalzinho tem aproximadamente 156.918,00 m² de área verde distribuída em diversos locais do município. A administração municipal trabalha na preservação desses espaços, sendo que em dezembro do ano passado realizou a recuperação de duas áreas no loteamento Boa Vista 2 e, neste ano, em março, em uma área do bairro Pioneiro.

Áreas verdes são espaços de domínio público, que desempenham função ecológica, paisagística e recreativa, proporciando a melhoria da qualidade ambiental, funcional e estética da cidade, sendo dotados de vegetação e espaços livres de impermeabilização, admitindo-se intervenções mínimas como caminhos, trilhas, brinquedos infantis e outros meios de passeios e divertimentos leves.

Conforme Patrícia R. D. Wolschick, engenheira florestal da Prefeitura de Pinhalzinho, a idéia de executar a recuperação das duas áreas verdes no município ocorreu a partir de duas situações diferentes junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Chapecó.

O primeiro caso se refere ao loteamento Boa Vista 2. Para renovação da licença de operação era necessário o plantio de árvores nativas nas três áreas verdes do loteamento, com área total de 3.319,70m², distribuídas no próprio loteamento. "As áreas verdes 01 e 03 (Quadra 442), uma do lado da outra, estão em processo de regeneração natural com diversas especies pioneiras, sendo necessário o plantio somente em parte da área que se encontrava sem cobertura vegetal. Já na área verde 02 (Quadra 472) foi necessário realizar o plantio em toda área, pois não ocorreu a regenaração natural da vegetação", explica a engenheira florestal. Além do plantio, os locais foram cercados e instaladas placas indicativas de área verde.

No segundo caso, a recuperação da área verde no bairro Pioneiro é referente a supressão de vegetação nativa da Avenida Rio Branco para implantação do futuro Bosque Olivia e Affonso Floss. A área começou a ser recuperada e tem 8.872 m², onde serão plantadas espécies nativas e nativas ameaçadas de extinção. "Essa área foi escolhida para complmentear o fragmento florestal existente na parte norte da área, que é de grande valia pra fauna local, formando um corredor ecológico com a vegetação existente no entorno", destaca Patrícia.


Sicoob Creditaipu realiza segundo módulo do Programa Despertar Anterior

Sicoob Creditaipu realiza segundo módulo do Programa Despertar

Novas vagas de estacionamento são abertas no centro de Pinhalzinho Próximo

Novas vagas de estacionamento são abertas no centro de Pinhalzinho

Deixe seu comentário