logo RCN

Processos de papel estão com os dias contados em Santa Catarina

  • Susi Padilha / Agência RBS -

Agora a entrada de novas ações e os recursos passam a tramitar somente em meio eletrônico no TJSC que está a caminho de se tornar 100% digital


Os processos jurídicos de papel estão com os dias contados em Santa Catarina. Nesta semana, servidores dos gabinetes dos desembargadores e juízes de 2º grau com atuação nas câmaras criminais do Tribunal de Justiça participaram de uma aula para se familiarizar com o novo sistema digital. 

Agora a entrada de novas ações e os recursos passam a tramitar somente em meio eletrônico no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC) que está a caminho de se tornar 100% digital. Desde 2013, as 111 comarcas (primeira instância) operam com o processo digital, com a chegada da mudança à segunda instância a comunicação entre ambas será facilitada. 

Isso aumentará a produtividade dos servidores, que terão acesso muito mais rápido e ágil a informações necessárias - sem precisar se deslocar até o fórum ou do interior até Florianópolis para ter acesso a alguns autos digitais - e fim do desperdício de milhares de folhas de papel. 

O sistema utilizado é o mesmo já adotado por outros tribunais como o de São Paulo (considerado o maior do mundo), Acre, Amazonas, Alagoas, entre outros. Estudos da Softplan - empresa responsável, junto com o TJSC, pelo Sistema de Automação da Justiça - em parceria com os tribunais apontam 47% de ganho na taxa de vazão dos processos, 50% de aumento na produtividade de magistrados e 90% mais agilidade na tramitação dos processos.

Anterior

Autoteste para detecção do HIV estará disponível nas farmácias este ano

Itaipu Rural Show tem Seminário de Avicultura Próximo

Itaipu Rural Show tem Seminário de Avicultura

Deixe seu comentário