| Serra Alta fortalece gestão com novos diretores para meio ambiente e esporte
Projeto de arborização segue em andamento em Pinhalzinho
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/548507/file/desktop/16185774418640.png?1670968792)
-
Divulgação -
No início deste mês, o Conselho Municipal Permanente de Desenvolvimento (COMPEDE) de Pinhalzinho realizou a eleição dos novos conselheiros durante a Conferência da Cidade. Na oportunidade, também foi apresentado à comunidade o plano de arborização do município, que vem sendo desenvolvido e tem por objetivo a preservação ambiental por meio da restauração e manutenção da arborização no meio urbano.
O estudo relacionado à arborização urbana de Pinhalzinho foi iniciado em 2019 através da Associação Amigos do Meio Ambiente (GAMA) em conjunto com os arquitetos e urbanistas Emanuel Pressi e Guilherme Salvini. No decorrer dos estudos contou-se, ainda, com o apoio de Instituições de ensino do município para levantamento parcial das espécies existentes no meio urbano no município. Os envolvidos alavancaram o projeto com o apoio de equipe multidisciplinar do município e do corpo administrativo, com desenvolvimento da plano e aperfeiçoamento das etapas de trabalho.
Com objetivo de criar um plano de arborização urbana para o município de Pinhalzinho, serão desenvolvidas duas propostas, uma delas englobando um projeto urbano de plantio para a Avenida Brasília, Avenida São Paulo, Avenida Porto Alegre, incialmente, e posteriormente para uma área de intervenção de maior escala na área central, e outra para a área remanescente, onde será disponibilizada uma ferramenta, através de uma página eletrônica e aplicativo para smartphone, para que os munícipes obtenham o resultado de no mínimo duas espécies adequadas para o plantio na calçada, conforme as caraterísticas do local indicado, possibilitando a escolha de uma das espécies.
Ainda em 2019 entrou em vigor o Decreto n° 242 de 13 de dezembro de 2019, que regulamenta a Lei Ordinária n° 1.971, de 12 de maio de 2008, que dispõe sobre a arborização urbana no município de Pinhalzinho e dá outras providências. Em abril de 2020, o município adquiriu mudas para plantio no trecho inicial da Avenida Brasília.
Em março de 2021 foram retomadas as reuniões da equipe responsável pelo plano. Os estudos seguem com encontros mensais para análise e avanço das propostas e atualmente conta com o apoio de equipe formada pelos arquitetos e urbanistas Aline P. Gonzatti, Emanuel Pressi, Guilherme Salvinim e Fabíola Trichez, engenheiro civil Elói Grellmann, engenheira florestal Patrícia R. D. Wolschick, biólogo Robelei Pieper, chefe de gabinete Silvana M. B. Bugnotto e as estudantes de arquitetura e urbanismo Jamile Martini e Milena Knop.
Até então foram estruturadas as ideias para a execução do plano de arborização urbana. Atualmente, o município possui GPS (Sistema de Posicionamento Global) para efetuar o levantamento in loco das árvores existentes e condicionantes que influenciam na arborização. Para cada etapa de intervenção serão identificadas as espécies e infraestrutura existente e elaborado o plano para plantio
No momento, o município está viabilizando a compra das mudas das espécies para a finalização do plantio na totalidade da Avenida Brasília.
A expectativa desse grupo é de que a cidade de Pinhalzinho se torne uma referência no que se refere à diversidade de espécies nativas da região, respeitando o ecossistema natural. É imprescindível que a população contribua neste projeto para que, futuramente, todos desfrutem dos benefícios deste trabalho conjunto. Isso porque nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Entre os benefícios está o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre.
Deixe seu comentário