logo RCN
ALESC

Relatório das contas do governo do Estado chega à Alesc

  • FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL -

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira (1º) o parecer prévio das contas do governo do Estado, referentes ao exercício de 2022, feito pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. O documento foi entregue ao presidente do Parlamento, deputado Mauro de Nadal (MDB), pelo presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal.

“Esta é uma análise financeira e contábil que o Tribunal de Contas faz, por meio de seus técnicos e conselheiros e especialmente do seu relator. Dentro desse contexto, o plenário deliberou pela aprovação das contas, com algumas ressalvas e recomendações pontuais, que agora cabe ao Parlamento avaliar e decidir de acordo com o seu entendimento”, destaca Herneus de Nadal.

Entre as ressalvas feitas pelo relator no TCE/SC, o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, e que foram acatadas pelo Pleno, estão, a ausência de controle sobre as transferências especiais de recursos referentes ao Plano 1000, o descumprimento das metas planejadas para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA); descumprimento do percentual de repasse de recursos para pesquisa científica e tecnológica; e aumento expressivo da renúncia da receita em relação ao exercício de 2021.

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, ressaltou que o relatório traz o olhar técnico e criterioso do Tribunal de Contas do Estado e que vai permitir que se abra agora, no Legislativo, a discussão e análise da receita, das despesas, dos investimentos do governo, dentro do que a legislação o autoriza executar. “Este é um momento muito importante, porque além da visão política, nós temos informação técnica que pode nos orientar na direção do voto”.

Na Assembleia Legislativa, a análise das contas do governo do Estado deve passar primeiro pela Comissão de Finanças e depois em Plenário.


Por Gicieli Dalpiz, Agência AL/Alesc

Por Gicieli Dalpiz, Agência AL/Alesc

Deputados jovens de SC aprovam leis para manter juventude no campo Anterior

Deputados jovens de SC aprovam leis para manter juventude no campo

Segurança Pública participa de simpósio internacional sobre inteligência, inovação e tecnologia no combate à criminalidade Próximo

Segurança Pública participa de simpósio internacional sobre inteligência, inovação e tecnologia no combate à criminalidade

Deixe seu comentário