| Escolinha Esportiva de Modelo abre inscrições para novas turmas
Nesta sexta-feira dia 28, celebramos o Dia do voluntariado, pessoas que destinam parte do seu tempo para despertar o melhor no outro.
Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, Jornal Imprensa do Povo, mostra ações de voluntários do município em prol dos que necessitam. Conheça exemplos de solidariedade.
Mas essas pessoas são movidas pelo que, já que não ganham retornos financeiros? Eles são movidos pela vontade de ajudar e são gratificados com a melhora das condições de quem é ajudado.
Um exemplo, de amor, empatia e doação ao próximo é a Pinhalense, Solange Bohrz Hahn, que iniciou seus trabalhos através de clubes de serviço. "Acredito que esteja em minha essência. Lembro de um fato que quando criança minha família foi convidada a um casamento, onde depois do jantar crianças humildes apareceram na porta do salão, alguns as olhavam e julgavam, mas um tio meu que admiro e adoro muito fez um prato de comida e pediu para que a filha dele que era da minha idade levasse ate aquelas crianças o prato, isso me marcou muito. Mas quando recebi convite e passei a fazer parte de clubes de serviço, em 2015 quando eu e meu esposo fomos convidados ao LIONS clube, comecei a fazer isso de uma forma mais intensa", comenta Solange.
No momento Solange e a família uniram-se a uma campanha que ganha força a cada dia. A história da pequena Sofia Helena do município de Saudades que busca por um tratamento para AME. "Pedi para fazer parte do Grupo de "Dindos da Sofia Helena" fui questionada pela porta voz da campanha se era realmente isso que eu queria, e que teria que dedicar muitas horas e momentos a esta ação, sem pensar muito falei que sim, que estava bem decidida", cita.
A atitude de fazer parte de mais esta ação em prol da Sofia, veio do conhecimento e do contato da ação através das redes sociais. "Visualizei algumas vezes nas redes sociais, mas não li nem prestei atenção na historia, mas um certo dia, não sei mas tocou meu coração de uma forma especial. Eu não sei se é pelo fato de ser mãe, mas também a Sofia Helena me convidou pelo olhar dela, costumo dizer que ela nos transmite um olhar com muita luz e uma energia contagiante, não sei nem como explicar", destaca.
Solange já auxiliou muitas pessoas em sua trajetória pelo voluntariado, em atos simples fez grandes feitos por causas importantes. "Em muitos momentos doamos nosso tempo, nosso amor, nosso coração... existem muitas formas a qual podemos ser solidários. A parte financeira muitas vezes também é necessária, mas acredito, que quanto mais você doa e se doa mais o universo retorna pra você", explica.
Ela conta que o sentimento ao ajudar é tão gratificante quanto se doar. " É inexplicável o sentimento que gera dentro da gente, muitas vezes procuramos a felicidade nas "coisas", mas posso garantir que ela existe nessas ações, a conquista de quem precisa de uma ajuda se torna nossa comemoração. Muitas vezes pelo fato de ser mãe, esposa, e empresaria, tem os momentos que o choro do cansaço nos alcança, mas quando se chega a um resultado que saiu do seu suor e de toda aquela equipe que esteve engajada pela causa, a emoção o bem estar da gente revigora a alma", conta.
Para Solange ser voluntário é ser parte e fazer parte da solução, pode ser mais simples do que se imagina. "Ao apoiar uma causa, você também faz parte da mudança! Faz a diferença na vida ou historia de pessoas, sempre de forma positiva é claro", enfatiza.
"Pra mim é uma grande satisfação, é uma energia difícil de explicar em palavras, pois acabamos nos envolvendo de uma forma tão intensa. A sensação é única. Sempre me emociono muito com cada historia que participo, pois cada uma delas é única. Participem de uma campanha, e terão a melhor sensação do mundo. Pra mim é algo que me realiza como ser humano, sei que minha passagem por aqui está sendo cumprida da melhor forma, e que minhas filhas tem um bom exemplo a ser seguido", finaliza.
CLUBES DE SERVIÇO
O trabalho realizado por organizações em fins lucrativos, formados por voluntários é conhecido como grupo de serviço. Eles trabalham em prol de ações para melhorar a comunidade onde vivem.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os clubes presentes em Pinhalzinho. Para isso nossa equipe conversou com os lideres sobre o que eles já desenvolveram e trazem de positivo:
INTERACT
"Sempre ajudamos a comunidade da melhor forma. Um exemplo é o projeto da trufa solidária em prol a Sofia Helena no dia 08 de agosto, onde também estávamos ajudando no Brechó. Acredito que todos os projetos que realizamos ou que vamos realizar, são ideias de todos nossos integrantes para ajudar de alguma forma a todos" - Paulina Klein, atual presidente do Clube.
LEO ÔMEGA
"Planejamos anualmente ações, eventos e campanhas para desenvolver atividades baseadas nos eixos norteadores que o Distrito de LEO, como por exemplo, campanhas de solidariedade, educação, saúde, trânsito, meio ambiente, empreendedorismo, entre outros. Um exemplo é o LEO DOCE LAR como a maior já realizada, a mesma até já foi premiada a nível de Distrito Múltiplo (SC, PR e RS) como a melhor campanha de todos os tempos. Ela consiste em "remodelar" a casa de uma família pinhalense oferecendo assim melhor condições de vida para a família" - Carla Guilante, Presidente do Clube.
LEO ALPHA
"Nossas ações são projetadas diante das necessidades atuais da comunidade, um exemplo é nosso Natal solidário, em parceria com o LEO ômega e Lions, onde entregamos cachorro quente, doces e brinquedos em bairros mais carentes. O planejamento vem diante da necessidade, cada campanha é pensada e planejada de maneira única, visando fazer o melhor possível incluindo todos os companheiros" - Natália Keppel, presidente do Clube.
ROTARACT
"A demanda de projetos vem das necessidades da comunidade, estamos sempre em contato com a população. As ações fazem parte de melhorias na sociedade, com ações com temas específicos. Temos orgulho de divulgar nossos projetos, como o banco de ortopédicos, produtos que auxiliam pessoas necessitadas" - Felipe Klein, presidente do Clube.
CASA DA AMIZADE
"Atuamos na comunidade há 43 anos, e contamos com 22 companheiras, nossas metas são fixas como a brinquedoteca, visitas aos idosos e a nossa maior meta, o projeto, costurando sonhos, onde idosas produzem roupas através de descarte de tecidos, destinadas a venda, todo lucro é em prol das mesmas. Trabalhamos também em campanhas de outros Clubes" - Beatriz Floss Veiga, presidente do Clube.
Deixe seu comentário