logo RCN

Em Foco

Nesta semana estive em viagem a Florianópolis com meus amigos, Luiz Veroneze do Jornal da Fronteira de Dionísio Cerqueira e Jairo Miguel do Jornal Novoeste de Maravilha. Primeiramente participamos do lançamento do maior portal integrado de jornais do Brasil, o rcnonline.com.br é um projeto de jornalismo integrado, o site abrange uma rede de jornais do interior de todas as regiões de Santa Catarina e reúne notícias produzidas por estes veículos, após visitamos na capital o secretário de comunicação, João Debiasi, a Fiesc, os deputados da região oeste do estado na Assembleia Legislativa e o BRDE. Muitos contatos profissionais e boas histórias foram contadas.

 

Um gestor a frente da Alesc

 

Em conversa com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Silvio Dreveck (Progressistas), o mesmo nos repassou sua real intensão de concorrer a uma vaga a Câmara Federal, segundo ele chegou sua vez e esta preparado para representar Santa Catarina. Dreveck, esta em seu terceiro mandato de deputado estadual na 18ª legislatura (2015-2019). Já foi prefeito, vereador e secretário da saúde em São Bento do Sul. Uma de suas principais ações desde que assumiu a presidência do Legislativo estadual foi à aproximação do parlamento com o interior catarinense.

Ainda na oportunidade nos comentou a intensa pauta de votações com mais de mais de 180 proposições deliberadas. O deputado ainda detalhou as medidas administrativas adotadas em sua gestão com o objetivo de modernizar as estruturas e economizar recursos.

Neste ano houve uma redução no quadro de colaboradores e no limite de diárias de todos deputados, assessores e demais funiconários, o corte de gratificações sobrepostas e a revisão de contrato de aluguéis e fornecedores. "As medidas vão gerar uma economia de R$ 10 milhões até o final de 2017. Estes recursos serão destinados ao governo, que poderá utilizar em áreas essenciais", afirmou o deputado, que ainda informou que novas medidas devem ser adotadas até o final do ano com o objetivo de enxugar a estrutura e reduzir custos a médio prazo.

 

Coerência

 

O deputado Padre Pedro (PT), nos recebeu como sempre de braços aberto e muito atencioso. Em respeito a politica catarinense nos deixou a par que é candidato a reeleição em 2018, mas deixou seu nome disponível ao Partido dos Trabalhadores a majoritária, pois sabe que esta preparado caso necessário, tanto para ser candidato a senado, ou vice governador, pois para governador o partido já teria o nome do deputado federal, Décio Lima, definido. Ainda salientou que abriu novas regiões pelo estado como no sul e norte do estado.. Relatou-nos um excelente projeto que se inicia hoje (10), em Camboriú, com o Seminário Biomas da Mata Atlântica e Água em Santa Catarina, voltado à formação de multiplicadores ambientais para recuperação e preservação dos rios no Estado. A atividade integra o Projeto Rios, lançado em setembro deste ano e que congrega diversas entidades e organizações. O objetivo é envolver comunidades e grupos organizados na luta pela preservação dos rios.

 

Dresch a federal

 

Em uma conversa no próprio plenário da Alesc, o deputado Dirceu Dresch, nos deixou claro que é candidato a Câmara Federal. O deputado salientou que estadualizou seu nome na eleição do ano passado, quando foi o coordenador estadual do PT. Visando a Câmara Federal, Dresch baterá de frente no oeste do estado com o deputado federal Pedro Uczai e com a volta ao cenário politico de Claudio Vignatti, segundo ele o partido trabalha com a possibilidade de Uczai, não ir à reeleição, e concorrendo a uma das vagas do senado, ou em uma conjuntura de chapa pura de ser candidato a vice governador. A vaga a deputado na região automaticamente seria herdada pelo ex-prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, que até mesmo já visitou alguns veículos de imprensa da região, falando de sua candidatura.

 

Maior estrutura

 

Já o deputado Altair Silva (Progressista), salientou que aumentou consideravelmente sua base eleitoral. Altair assumiu sua cadeira na Alesc em 11 de janeiro, quando o deputado estadual, Valmir Comin (Progressistas), licenciou-se para assumir a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação do governo do Estado. O deputado é Técnico Agrícola e Advogado por formação e empresário no município de Chapecó, sua atuação na alesc segundo ele é baseada no oeste do estado, busca o incentivo a toda cadeia produtiva do agronegócio, busca também o desenvolvimento das cidades de médio e pequeno porte, brigando incessantemente em favor da recuperação das rodovias estaduais que cortam o estado, a melhoria na educação e saúde e a valorização de seus profissionais.

Silva terá uma maior equipe de trabalho em Chapecó no próximo ano, pois agora o partido conta com três vereadores e demais secretários e diretores no governo do prefeito de Chapecó, Buligon.

Ainda o deputado conta com o apoio maciço de todos diretórios do oeste do estado, para os Progressistas a eleição de Altair Silva, é vista como de sobrevivência para sigla na região

 

Divulgamos todas as secretarias

 

Estivemos também reunidos com João Debiasi, Secretário de Estado de Comunicação, onde nos recebeu com todo seu respeito de carisma. Debiasi é um dos cargos técnico no governo do estado, ingressou no governo como diretor de Novas Mídias da Secom, quando as atividades do governador passaram a frequentar as mídias digitais. No segundo mandato, Debiasi passou a dirigir a Diretoria de Divulgação, que gerencia as verbas de publicidade do governo, até que em junho de 2016 foi nomeado secretário. A secretária se divide em duas grandes áreas a primeira é a comunicação publicitária, que são as campanhas institucionais de prestação de serviço e a segunda área é a comunicação de assessoria de imprensa para as demais secretarias. Seu papel é garantir que as informações oficiais das atividades governamentais e os serviços públicos cheguem ao conhecimento do cidadão, seja por meio da imprensa, de campanhas publicitárias, anúncios oficiais ou pelos novos meios de comunicação, como redes sociais e aplicativos móveis, além de fomentar junto ao mercado catarinense as potencialidades do estado e no país.

 

Cleiton Salváro em Pinhalzinho

 

Esteve em Pinhalzinho na manhã de quinta-feira (10), o deputado estadual, Cleiton Salváro (PSB), o deputado foi recebido por membros do partido em Pinhalzinho, na sala de reuniões da prefeitura municipal. Na oportunidade Everton Schmitz, presidente do diretório municipal entregou ao deputado duas solicitações de recursos a Pinhalzinho, ambas para a saúde, o pedido foi de uma ambulância e de um drone, para auxiliar no combate a dengue.

Segundo o deputado os pedidos serão levados em consideração, e fará ao máximo para auxiliar o município. Ele ainda comentou um pouco a respeito das movimentações politicas no estado, segundo o deputado o PSB está em franco crescimento no estado, pretendem eleger quatro deputados estaduais e um federal no próximo ano, e estipulam eleger para 2022, cerca de 40 prefeitos no estado.

"O PSB é um partido novo que esta agregando novos simpatizantes, este preocupados com a comunidade e com uma nova politica, pois precisamos mudar a politica escutando os anseios da população", salientou Salváro.

O deputado ainda comentou que o PSB já esta em sintonia com o PSD e Progressistas, onde ambos buscam um novo projeto para o estado, "nos queremos implantar gestão em Santa Catarina, temos que diminuir os gastos públicos e aumentar o atendimento a população, não podemos mais inchar o estado se não vamos ter capacidade de sustenta-lo", afirmou o deputado estadual Cleiton Salváro.

Anterior

Em Foco

Próximo

Em Foco

Deixe seu comentário