'A criança que cresceu'

-
Guilherme Detoni, jornal Imprensa do Povo -
O que tem causado tanto desequilíbrio na saúde dos adolescentes? A saúde dos futuros adultos também exige atenção e cuidado
Devido ao fato de os adolescentes serem vistos como 100% saudáveis entre a população, as suas condições de saúde não recebem a devida atenção e na maior parte das vezes, é negligenciada. Para que os jovens sejam pessoas produtivas, proativas e desenvolvidas, eles precisam ser fortalecidos durante a adolescência. A saúde é um fator chave para que tudo isso seja possível.
O objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) para com a saúde dos adolescentes é adequar, normatizar, planejar e coordenar as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. O corpo dos adolescentes necessita de cuidados, conforme sua complexidade, uma vez que pequenos detalhes, desalinham significativamente o funcionamento geral. É necessário cuidar da mente, dos sentimentos, das emoções, do físico, do espiritual, do intelectual e do social.
A psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Pinhalzinho, Keity Santoro disse que a adolescência é um momento único, que molda as pessoas à vida adulta.
"É na adolescência que ocorrem múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, que muitas vezes, nem o adolescente consegue se entender", destacou.
Keity frisou que ao mesmo tempo que ele quer ser adulto e assumir responsabilidades, existe um momento em que ele quer atenção, carinho e colo.
"Por isso, é muito importante a promoção do bem-estar psicológico e a proteção de experiências adversas e fatores de risco que possam afetar seu potencial de prosperar", afirmou.
A psicóloga ressaltou que a maioria dos jovens estão expostos à problemas, principalmente emocionais, já que não foram preparados para se frustrar.
"Atualmente a saúde mental dos adolescentes, em sua grande maioria, está mais exposta a comprometimentos pelo fato de que, desde pequenos, sofreram alguma exposição adversa ou não foram preparados para frustrações".
Para saber mais sobre a saúde do adolescente, assine o jornal Imprensa do Povo. Na próxima edição você confere mais sobre o bullying e seus efeitos autodestrutivos, as mudanças corporais e a iniciação sexual, o sedentarismo e o mundo das drogas, a violência e a importância do apoio familiar. Nossa reportagem recebeu a contribuição imprescindível da psicóloga e coordenadora do CAPS, Keity Santoro, da professora de educação física e diretora da EEB Vendelino Junges, Adriana Meneghetti e da professora de língua portuguesa, Juliana Nardi.
Deixe seu comentário