logo RCN
Palestra

Operação Virtude em Junho Violeta: proteção à pessoa idosa em Pinhalzinho

  • Divulgação -

A Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina está intensificando suas ações em prol da prevenção da violência contra a pessoa idosa durante o mês de junho, conhecido como Junho Violeta. Esta campanha visa conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência que afetam os idosos, incluindo violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.

Em Pinhalzinho, nos dias 12 e 13 de junho, a Rede Catarina de Chapecó e Pinhalzinho realizou visitas a locais de atividades para idosos, como a residência de Benigna Kunrath, uma ex-bombeira voluntária de 72 anos, e a Política do Idoso, que promove um envelhecimento saudável por meio de diversas atividades. Durante essas visitas, foram fornecidas orientações sobre como identificar e prevenir diferentes tipos de violência, além de alertas sobre fraudes telefônicas. Os idosos foram incentivados a buscar ajuda policial em caso de dúvidas.

As atividades foram coordenadas pelo Sargento Marcelo Wundervald e a Soldado Julia Cassia Orlandi de Chapecó, com o apoio do Cabo Sérgio Augusto Monguilhott e a Cabo Amanda Teixeira Gomes de Pinhalzinho. A Operação Virtude, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública através da Senasp, envolve várias forças de segurança de Santa Catarina, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. O objetivo é intensificar ações educativas, preventivas e de combate à violência contra idosos durante o mês de junho.

Divulgação

Na última quinta-feira (13) a ação foi desenvolvida no Departamento Municipal da Pessoa Idosa e a importância dessas ações foi destacada por Marizete Picolloto, supervisora da atividade, que comentou sobre a colaboração com a Polícia Militar: "Nós tivemos a convite da própria Polícia Militar, o Cabo Sérgio e a Cabo Amanda nos procuraram para também passar essa orientação. No mês de junho, a gente trabalha ao combate à violência contra a pessoa idosa. Eles estenderam essas atividades aqui para o nosso departamento. Isso veio a somar com as nossas atividades, levando informação e orientação ao nosso público idoso."

Sargento Marcelo Wundervald também falou sobre o trabalho desenvolvido: "A Rede Catarina, atuante em Santa Catarina, é um programa voltado à proteção e apoio a vítimas de violência doméstica. Através da Lei Maria da Penha, a rede tem desempenhado um papel significativo na educação e orientação da comunidade sobre a prevenção da violência em várias frentes, incluindo a violência contra idosos."

Marisa Dalapossa, coordenadora do Departamento da Pessoa Idosa, enfatizou a importância das ações conjuntas: "Na data de ontem, a polícia militar de Chapecó, em parceria com a Rede Catarina, esteve no nosso departamento para conhecer o espaço, verificar as atividades e fazer uma fala com os idosos sobre a prevenção. No dia 15 de junho, é intensificado ações de combate a Violência contra a Pessoa Idosa, e todas as ações que podemos fazer em parceria são fundamentais”.

Divulgação


Por Geórgia Cecatto

Por Geórgia Cecatto, jornal Imprensa do Povo

Por Geórgia Cecatto, jornal Imprensa do Povo

Homem é preso após matar esposa e ferir vizinho Anterior

Homem é preso após matar esposa e ferir vizinho

SC leva 40 empreendimentos rurais para a ExpoSuper 2024 Próximo

SC leva 40 empreendimentos rurais para a ExpoSuper 2024

Deixe seu comentário