logo RCN
Rede Catarina

Rede Catarina promove ações de prevenção e conscientização

  • IMP -

Durante o mês de agosto, ocorre em todo o Brasil a campanha Agosto Lilás, uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa campanha coincide com o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto, que se tornou um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres no país.

O principal objetivo do Agosto Lilás é sensibilizar e informar a população sobre como identificar situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas. No município de Pinhalzinho, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, está promovendo diversas ações de prevenção e conscientização.

As atividades incluem palestras e a distribuição de materiais informativos, com o intuito de alertar a população sobre a gravidade da violência doméstica e os diferentes tipos de violência: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, a PMSC está conduzindo a operação Shamar, focada no enfrentamento à violência doméstica e familiar. O nome da operação, que significa "guardar, cuidar e proteger", reflete o compromisso de proteger as mulheres vítimas de violência.

No dia 5 de agosto, a PMSC realizou atividades em comércios do município, distribuindo adesivos e materiais informativos para ampliar a divulgação do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher e envolver mais pessoas na luta contra a violência doméstica. A campanha também destaca a importância de medidas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que são essenciais para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil.

Rede Catarina nas escolas

Visando conscientizar ainda mais a população, o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher realizou conversas em escolas dos municípios de Pinhalzinho, Saudades e Nova Erechim durante o mês de agosto. Na noite de segunda-feira, 12 de agosto, os policiais militares visitaram a Escola de Educação Básica Rodrigues Alves, em Saudades, para conversar com os alunos do terceiro ano do noturno. O foco foi na prevenção da violência, nos canais para denúncias e na importância da informação, com destaque para o trabalho da Rede Catarina em esclarecer dúvidas dos estudantes.

A assessora de direção da escola, Cristiane Lamour Geller, comentou sobre a importância da palestra: "Tivemos uma belíssima fala com o Cabo Amanda e o Cabo Monguilhott, que abordaram o tema da violência contra a mulher. É fundamental que nossos estudantes conheçam o assunto para que possam se proteger e proteger os outros, valorizando a vida. Valorizamos muito a Rede Catarina e seu trabalho na luta contra a violência."

As técnicas Karin Bruxel, psicóloga e Ana Cristina Bilibio, assistente social da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social de Saudades, também destacaram a importância da conversa: "Estamos promovendo atividades alusivas ao Agosto Lilás, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, dar visibilidade ao tema e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher. A atividade na Escola de Educação Básica Rodrigues Alves foi organizada para criar um ambiente de diálogo e aprendizado sobre respeito, igualdade de gênero e os diferentes tipos de violência que podem afetar as mulheres."

As atividades da Rede Catarina nas escolas reforçam a importância de se combater a violência de gênero desde cedo, sensibilizando jovens e educadores e capacitando-os a identificar e reagir a situações de violência. A programação inclui palestras em várias escolas, como a Escola Marcolino, em Pinhalzinho, e a Escola de Educação Básica Rodrigues Alves, em Saudades, além de eventos programados para Nova Erechim e outras localidades ao longo de agosto e setembro.

Por Geórgia Cecatto, jornal Imprensa do Povo

Por Geórgia Cecatto, jornal Imprensa do Povo

Palestra de Alexandre Weimer em Saudades inspira mulheres empreendedoras Anterior

Palestra de Alexandre Weimer em Saudades inspira mulheres empreendedoras

Terça-feira com temperatura negativa em 53 municípios de Santa Catarina Próximo

Terça-feira com temperatura negativa em 53 municípios de Santa Catarina

Deixe seu comentário