logo RCN
Queimadas/nevoeiro marítimo

Semana começa com nevoeiro marítimo e fumaça de queimadas em Santa Catarina

  • Divulgação/ ASCOM | SDC - Imagens do satélite GOES-16, às 09h20, horário local. No litoral, a fumaça é transportada em altitudes mais altas e não é tão perceptível devido à baixa visibilidade causada pelo nevoeiro próximo ao solo.

Santa Catarina iniciou a semana sob a influência de nevoeiros isolados no interior e um extenso nevoeiro marítimo no litoral, que afetou regiões como a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Segundo a Defesa Civil do estado, imagens do satélite GOES-16 mostram que a maior concentração desse nevoeiro está sobre o oceano, o que comprometeu a visibilidade em áreas costeiras, especialmente no tráfego aéreo.

Além do nevoeiro, a fumaça proveniente das queimadas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil chegou a Santa Catarina, deixando o ar mais seco. No interior, essa fumaça é mais perceptível, contribuindo para a redução da visibilidade e a deterioração da qualidade do ar, com a umidade relativa podendo cair para 30% ou menos durante o período da tarde.

Imagens do satélite GOES-16, às 09h20, horário local. No litoral, a fumaça é transportada em altitudes mais altas e não é tão perceptível devido à baixa visibilidade causada pelo nevoeiro próximo ao solo.Divulgação/ ASCOM | SDC

A previsão para as próximas horas indica que o nevoeiro marítimo deve enfraquecer nas áreas litorâneas, permitindo uma melhora na visibilidade. No entanto, há possibilidade de formação de novos nevoeiros à noite, tanto em áreas de vale quanto em regiões próximas ao litoral, o que exige atenção redobrada dos motoristas e navegantes.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Motoristas: Devem reduzir a velocidade, usar faróis baixos e manter uma distância segura dos veículos à frente.
  • Navegantes: É aconselhável consultar as atualizações meteorológicas e considerar rotas alternativas se necessário.
  • População em geral: Recomenda-se evitar atividades físicas intensas ao ar livre nas áreas afetadas pela fumaça para prevenir problemas respiratórios.

A Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar as atualizações do monitoramento meteorológico através do site oficial, mídias sociais e canal de WhatsApp. Além disso, a população pode cadastrar seus números de celular para receber avisos e alertas por SMS, enviando o CEP da localidade para o número 40199.

Para mais informações, acesse: www.defesacivil.sc.gov.br



Fonte das informações: ASCOM | SDC - Texto: Grasiele Aguiar


Publicado por jornal Imprensa do Povo

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Sem registro de casos de Mpox desde maio, Secretaria de Estado da Saúde continua em alerta Anterior

Sem registro de casos de Mpox desde maio, Secretaria de Estado da Saúde continua em alerta

Oeste encerra as audições das etapas regionais do Festival Sertanejo e aguarda a mesorregional, que será no final de setembro em Chapecó Próximo

Oeste encerra as audições das etapas regionais do Festival Sertanejo e aguarda a mesorregional, que será no final de setembro em Chapecó

Deixe seu comentário