| Serra Alta abre inscrições para auxílio financeiro a estudantes da área agrícola
Alesc celebra os 60 anos de Pinhalzinho, Saudades e Modelo

-
Jeferson Baldo/Agência AL -
Os 60 anos de emancipação política e administrativa de Pinhalzinho, Saudades e Modelo foram comemorados na noite desta segunda-feira (13) durante uma sessão solene que a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realizou no auditório da Cooper Itaipu, em Pinhalzinho. Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório para acompanhar a homenagem as famílias dos colonizadores, prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores dos três municípios que administraram os municípios nos aniversários de 10 anos, 20 anos, 30 anos, 40 anos, 50 anos e 60 anos.
Antes do início da solenidade, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, assinou o edital de lançamento de licitação para construção do laboratório do leite da Udesc, em Pinhalzinho. Ele informou que o empreendimento é importante para consolidar o estado como um dos maiores mercados leiteiros do País e que a obra do prédio será iniciada no próximo ano por meio de uma emenda de R$ 30 milhões destinada pelos deputados estaduais da Bancada do Oeste para a Udesc na lei orçamentária de 2021.
Segundo ele, o projeto consolida a Rota de Integração do Leite na faixa de fronteira de Santa Catarina, onde estão 82 municípios que respondem por 78% da produção estadual. "A região Sul continua sendo a de maior produção, com pequena margem em relação ao Sudeste. Santa Catarina é o maior produtor no Sul e o quarto maior do Brasil, com 2,971 bilhões de litros de leite por ano, representando 8,8% do total nacional."
No futuro prédio, de 2,4 mil metros quadrados, haverá uma indústria de lácteos em escala-piloto, além de laboratórios para análise de qualidade e para pesquisa e inovação, que desenvolverão soluções para as necessidades do setor. Se tudo for liberado até o início do próximo ano, a previsão do começo das atividades é para 24 meses.
Os deputados Marcos Vieira (PSDB), Fabiano da Luz (PT) e o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, o deputado licenciado Altair Silva (PP), representando os demais parlamentares da Bancada do Oeste da Alesc, assinaram como testemunhas o documento. Dilmar Baretta agradeceu o apoio dos deputados para o início do empreendimento. "A força da Bancada do Oeste e o apoio do governo estadual foi fundamental para essa conquista para o Oeste catarinense."
Solenidade
Um vídeo institucional de cada um dos municípios homenageados foi apresentado e em seguida iniciou a solenidade. O deputado Fabiano da Luz destacou a força da região e enalteceu a importância da assinatura para construção do laboratório do leite, lembrando também a luta para instalação do planetário na Udesc na região. "Esse será o segundo planetário do estado, o primeiro da UFSC, que não está funcionando. É uma luta de muito anos para a construção do laboratório e do planetário que acontece pela união da Bancada do Oeste."
Lembrou que foi prefeito de Pinhalzinho e que a comemoração dos 60 anos dos três municípios ocorre pela iniciativa do deputado Marcos Vieira. "Pela experiência que tenho, como parlamentar percorrendo o estado, os números de Pinhalzinho, Saudades e de Modelo surpreendem isso mostra a força da região."
Em seguida, o deputado licenciado Altair Silva falou sobre a homenagem aos três municípios da região, destacando que o ex-prefeito de Pinhalzinho, Darci Fiorini, o prefeito de maior tempo da cidade, acompanhou o desenvolvimento dos três municípios homenageados. Parabenizou o deputado Marcos Vieira pela iniciativa da solenidade e destacou a presença do ex-deputado federal João Rodrigues, ex-prefeito de Pinhalzinho e hoje prefeito de Chapecó.
Lembrou que a conquista do laboratório do leite foi uma luta de muitos anos dos deputados do Oeste catarinense e que sempre o deputado Marcos Vieira buscou a instalação do empreendimento na região. "Com este empreendimento Pinhalzinho será o grande incentivador da produção láctea de Santa Catarina."
Após a solenidade foi apresentado duas atrações culturais. A dança o "Domador de Circo" com os estudantes do município de Modelo, Brayan Shamatz e Pietra Eloy, e uma apresentação de balé dos estudantes de Pinhalzinho, Luan Gabriel da Cruz e Maria Clara de Cunha Rodrigues. Falando em nome dos homenageados, o ex-prefeito de Saudades, Arno Affonso Schwendler, falou da história da emancipação dos três municípios e enalteceu a iniciativa da Alesc de promover o evento, fortalecendo a amizade de Pinhalzinho, Saudades e Modelo.
O prefeito de Modelo, Dirceu Silveira, também enalteceu a importância do evento e lembrou que em 1955 cada agricultor do município tinha que dedicar um dia da semana em prol das estradas do município, além de enfatizar o empenho e a força de cada um dos cidadãos dos três municípios para o desenvolvimento da região. "Parabéns a todos os homenageados pela bonita história."
O prefeito de Saudades, Maciel Schneider, disse estar feliz em estar participando da solenidade e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos ex-prefeitos. Parabenizou a Alesc e o deputado Marcos Vieira pela iniciativa, destacando também a força econômica do município. "Vamos fechar o ano com R$ 740 milhões em movimentação econômica, o que mostra a pujança e a força da nossa agricultura, indústria, comércio e prestação de serviços. Somos exemplos para o País."
O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, o Cena, leu o hino do município, enaltecendo a força e a união da população para o desenvolvimento da região. Disse que nestes 60 anos de história do município não se deve aos ex-prefeitos, ex-vices ou de vereadores, mas de toda a população. Também salientou a importância da instalação do laboratório do leite na Udesc e a decisão dos 15 deputados da região que independente da sigla partidária se uniram em prol do Oeste.
O proponente da sessão solene, o deputado Marcos Vieira, ao final do evento, destacou o espírito empreendedor e de esforço de cada um dos catarinenses que vem conquistando espaço no cenário internacional. Falou da colonização do Oeste catarinense, que da BR 116 para o Oeste conta com 143 municípios, dos quais apenas cinco tem mais de 50 mil habitantes, mas que é o berço do agronegócio catarinense.
Marcos Viera enfatizou ainda a importância da Alesc em promover uma solenidade em homenagem aos municípios de Pinhalzinho, Saudades e Modelo. Lembrou que graças ao ex-governador Celso Ramos foi criado a Udesc, o Besc e a Celesc, e na região, a secretaria do Oeste, que abriu as principais rodovias e incentivou o desenvolvimento do agronegócio. Também ressaltou a importância da união dos 15 deputados da Bancada do Oeste, citando conquistas para região devido o empenho de cada um dos parlamentares, independentemente da sigla partidária.
Homenageados
Os colonizadores
Representando os colonizadores de Pinhalzinho a família Eckert, representada por Pedro Arno Eckert;
Representando os colonizadores de Modelo a família de João Muxfeldt, representada por Mário Khel;
Representando os colonizadores de Saudades a família de José Wilibaldo Kuhn, representada por Silvério Kuhn;
Pinhalzinho
Guilherme Edgar Werlang (in memoriam) representado por Melânia Constante;
José Bruno Weber (in memoriam) representado por Gilberto Weber;
Darci Fiorini, prefeito com maior tempo de mandato no município;
Gabriel Schaff (in memoriam), representado por Marcos Mathias Schaff;
Alfredo Matheus Deufel (in memoriam), representado por Marcos Deufel;
José Wolschick Neto;
Clênio José Razera;
Sérgio Luiz Bugnotto (in memoriam), representado por Luiz Francisco Bugnotto;
João Rodrigues;
Anecleto Galon;
Fabiano da Luz;
Ladir Antônio Cassol;
Mário Afonso Woitexem;
Neuro Francisco Ozelame;
Modelo
Edwin Engelbert Berger (in memoriam), representado por Oldi Berger;
Viro Afonso Majolo (in memoriam), representado por Rosângela Majolo;
Luiz Santin (in memoriam), representado por Eduardo Santin;
Dércio Augusto Knop;
Antônio Alba (in memoriam), representado por Valdir Alba;
Valenio Jacob Kottwitz;
Adelfo Frandoloso (in memoriam), representado por Jacir Frandoloso;
Carmelito Henrique Maldaner (in memoriam), representado por Lori Maldaner e Sandra Maldaner;
Adelir Scatolin, representado por Josefina Scatolin;
Imilio Ávila;
Cesar Meurer;
Dirceu Silveira;
Saudades
Rodolfo Foss (in memoriam), representado por Luciano Ross;
Vilson Chapinotti (in memoriam), representado por Marcos Roberto Hoss;
José Mahle Sobrinho (in memoriam), representado por Paulo Mahle;
Teobaldo Ross (in memoriam), representado por Daniel Ross;
Romeu Lenhardt;
Arno Affonso Schwendler;
Vilso Warmling;
Celito José Werlang;
Antônio Ulsenheimer;
Edgar Jerônimo Stein;
Maciel Schneider;
Marcos Roberto Hoss;
Homenagem aos presidentes de Câmaras de Vereadores
Pinhalzinho
Alfredo Matheus Deufel (in memoriam), representado por Marcos Deufel;
Ari Fiorini;
Artêmio Dallagnol;
Luiz Hentz e Homério José de Souza (in memoriam), representados por Noely Feyh Souza;
Sérgio Luiz Matte;
Zenaide Borre Kunrath;
Remi Antônio Sulzbacher;
Modelo
Léo Kásper (in memoriam), representado por Claudir Kásper;
Osmundo Bernando Reichert (in memoriam), representado por Sara Baesso;
Elias Zenatti, representado por Altair Zenatti;
Alcides Afonso Werlang, representado por Daniela Werlang;
Janice Martini Müller;
Gerson Rauber;
Márcia Teresinha Jacoby;
Saudades
Elton Ubirajara Ventura (in memoriam), representado por Zeno Inácio Mayer;
Arno Affonso Schwendler;
Valdir Rüdiger;
José Ricardo Ternus;
Celso José Mohr;
Nestor José Hickmann;
Eliamar Corradi;
Deixe seu comentário