| Pré-inscrições para oficinas culturais em Saudades começam em março
Alunos da EEB La Salle visitam o jornal Imprensa do Povo

A atividade complementou o desenvolvimento de trabalhos jornalísticos em sala de aula
Na última terça-feira (29), alunos da Escola de Educação Básica La Salle de Serra Alta estiveram visitando os estúdios do jornal Imprensa do Povo, com o objetivo de complementar o conteúdo aprendido em sala de aula, na disciplina de jornalismo midiático, que integra a nova grade curricular do ensino médio.
O diretor do jornal, Jocimar Borba, contou um pouco da história do veículo de comunicação, enfatizou a importância do meio impresso e das dificuldades enfrentadas com o noticiário digital. Na oportunidade, Borba alertou sobre as fakes news que circulam todos os dias pela internet.
"Quanto mais o jornalismo toma o rumo digital, mais desinformação circula entre a população", disse.
Na sequência, Guilherme Detoni, jornalista do jornal Imprensa do Povo explicou como a produção de conteúdo é realizada, como os contatos são realizados e como as informações são coletadas, pautando os diferentes tipos de textos existentes no jornalismo e o cuidado exigido com as fontes de informações e imagens reproduzidas.
Por conseguinte, a diagramadora do jornal, Deise Hillesheim, mostrou na prática, como as reportagens são diagramadas na folha impressa, enfatizando a questão de espaçamentos, títulos, introdução de imagens e programas utilizados para a produção do trabalho. Na oportunidade, Deise apresentou aplicativos utilizados na produção de artes e designs, expondo como as publicidades e comerciais são feitos.
Por finalidade, os alunos lancharam com a equipe, enquanto questionavam mais sobre a produção e montagem da folha.
"Essa experiência vem colaborar com as Práticas de Linguagem no Campo Jornalístico-Midiático. Esse componente curricular tem como objetivo possibilitar que os(as) jovens ampliem o desenvolvimento de habilidades de leitura, reflexão e produção textual, em práticas com textos dos gêneros jornalísticos, considerando o papel das novas tecnologias e das mídias na produção contemporânea da informação e da opinião", disse a professora de língua portuguesa, Aurea Peruzzo.
Deixe seu comentário