logo RCN

Campanha de vacinação contra a gripe

  • Divulgação -

De 17 a 20 de abril, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas, os demais a partir do dia 24 de abril

Mesmo que o frio ainda não tenha batido em nossa porta, o Ministério da Saúde lançou o novo calendário de vacinação contra a gripe.  A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em Santa Catarina será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de mobilização nacional. Em Santa Catarina, 1.864.566 pessoas deverão ser imunizadas este ano.

De 17 a 20 de abril, em Santa Catarina, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A decisão de priorizar esses grupos baseou-se no cronograma de distribuição das vacinas anunciado pelo Ministério da Saúde, que prevê o envio de apenas 25% do total de doses até o dia 5 de abril; e no fato de que esse público representou 72% das internações e 77% dos 108 óbitos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2016.

Para os demais grupos do público-alvo, a campanha será iniciada no dia 24 de abril: crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo. No Dia 'D' de Mobilização Nacional, dia 13 de maio, os postos de vacinação de todo o Estado deverão ficar abertos das 8h às 17h.

Durante a campanha da gripe, Santa Catarina também intensificará a vacinação contra o tétano. No ano passado, 12 casos de tétano acidental foram notificados no Estado, sendo a maioria entre pessoas maiores de 50 anos, dos quais quatro evoluíram para óbito. Isso representa uma taxa de letalidade de 33,3%, acima da taxa nacional, que foi de 32,6%. A vacinação é a única maneira de evitar a doença, mas é preciso tomar três doses para garantir a imunização, com reforço a cada dez anos.

Campanha Acip/CDL

Com o objetivo de prevenir a gripe e visar à saúde dos trabalhadores, a Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), abriram as inscrições para reservas de vacinas, com preço especial para associados, colaboradores e respectivas famílias.

Na primeira etapa, buscam as reservas e posteriormente será informado o cronograma da imunização. O cronograma de vacinação se dá mediante a data dos pedidos encaminhamentos para a Acip.

Campanha municipal

As vacinas serão aplicadas na sala de vacinas no Centro de Especialidades, no Bairro Divinéia. O horário de atendimento durante a semana será das 07h30 às 11h30 e 13h ás 17h.

A vacina será a Trivalente composta por H1N1, H3N2 e Influenza B.

 Grupos prioritários: Idosos-pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas: mulheres que tiveram seu bebê até 45 dias; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; pessoas portadoras de doenças crônicas como: doenças respiratórias, renais, hepáticas, diabetes, neurológicas, cardíacas; pessoas com obesidade grau III; pessoas que fizeram transplante de órgãos; professores do setor público e privado; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e povos indígenas.

Conforme a enfermeira Ivani Flesch Dewes, do setor de imunização, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar receita médica e/ou outro documento que comprove sua doença para receber a vacina. Os profissionais de saúde e professores deverão apresentar documento que comprove sua categoria de trabalho. "Todas as pessoas deverão estar munidas do cartão ou caderneta de vacinação, documento de identidade e Cartão Nacional do SUS. Durante a campanha de vacinação contra a gripe será realizada também uma intensificação da vacina contra o tétano para todos os indivíduos, de coqueluche para as gestantes e demais vacinas para todas as pessoas que estiverem com vacinas em atraso", informa.

Humorista Dedé Santana se apresenta em Águas Frias Anterior

Humorista Dedé Santana se apresenta em Águas Frias

Serra de SC amanhece com 3,9ºC; à tarde temperaturas ficam amenas Próximo

Serra de SC amanhece com 3,9ºC; à tarde temperaturas ficam amenas

Deixe seu comentário