| Professores de Sul Brasil iniciam ano letivo com capacitação especializada
Campanha de vacinação contra a gripe
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/563528/file/desktop/14924317595570.jpg?1670998522)
-
Divulgação -
De 17 a 20 de abril, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas, os demais a partir do dia 24 de abril
Mesmo que o frio ainda não tenha batido em nossa porta, o Ministério da Saúde lançou o novo calendário de vacinação contra a gripe. A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em Santa Catarina será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de mobilização nacional. Em Santa Catarina, 1.864.566 pessoas deverão ser imunizadas este ano.
De 17 a 20 de abril, em Santa Catarina, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A decisão de priorizar esses grupos baseou-se no cronograma de distribuição das vacinas anunciado pelo Ministério da Saúde, que prevê o envio de apenas 25% do total de doses até o dia 5 de abril; e no fato de que esse público representou 72% das internações e 77% dos 108 óbitos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2016.
Para os demais grupos do público-alvo, a campanha será iniciada no dia 24 de abril: crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo. No Dia 'D' de Mobilização Nacional, dia 13 de maio, os postos de vacinação de todo o Estado deverão ficar abertos das 8h às 17h.
Durante a campanha da gripe, Santa Catarina também intensificará a vacinação contra o tétano. No ano passado, 12 casos de tétano acidental foram notificados no Estado, sendo a maioria entre pessoas maiores de 50 anos, dos quais quatro evoluíram para óbito. Isso representa uma taxa de letalidade de 33,3%, acima da taxa nacional, que foi de 32,6%. A vacinação é a única maneira de evitar a doença, mas é preciso tomar três doses para garantir a imunização, com reforço a cada dez anos.
Campanha Acip/CDL
Com o objetivo de prevenir a gripe e visar à saúde dos trabalhadores, a Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (Acip) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), abriram as inscrições para reservas de vacinas, com preço especial para associados, colaboradores e respectivas famílias.
Na primeira etapa, buscam as reservas e posteriormente será informado o cronograma da imunização. O cronograma de vacinação se dá mediante a data dos pedidos encaminhamentos para a Acip.
Campanha municipal
As vacinas serão aplicadas na sala de vacinas no Centro de Especialidades, no Bairro Divinéia. O horário de atendimento durante a semana será das 07h30 às 11h30 e 13h ás 17h.
A vacina será a Trivalente composta por H1N1, H3N2 e Influenza B.
Grupos prioritários: Idosos-pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas: mulheres que tiveram seu bebê até 45 dias; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; pessoas portadoras de doenças crônicas como: doenças respiratórias, renais, hepáticas, diabetes, neurológicas, cardíacas; pessoas com obesidade grau III; pessoas que fizeram transplante de órgãos; professores do setor público e privado; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e povos indígenas.
Conforme a enfermeira Ivani Flesch Dewes, do setor de imunização, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar receita médica e/ou outro documento que comprove sua doença para receber a vacina. Os profissionais de saúde e professores deverão apresentar documento que comprove sua categoria de trabalho. "Todas as pessoas deverão estar munidas do cartão ou caderneta de vacinação, documento de identidade e Cartão Nacional do SUS. Durante a campanha de vacinação contra a gripe será realizada também uma intensificação da vacina contra o tétano para todos os indivíduos, de coqueluche para as gestantes e demais vacinas para todas as pessoas que estiverem com vacinas em atraso", informa.
Deixe seu comentário