| Pré-inscrições para oficinas culturais em Saudades começam em março
Casos de dengue crescem 8.000% em um mês em Xanxerê

-
Pixabay -
Município é considerado infestado pelo mosquito transmissor da dengue; Vigilância Epidemiológica faz alerta
O município de Xanxerê, no Oeste catarinense, já é considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, do dia 14 de fevereiro até o dia 14 de março, houve um aumento de 8.000% no número de casos positivos de dengue.
O salto foi de 1 para 81, dos quais 80 são autóctones, ou seja, contraíram o vírus no município, e um é importado, contraído em outro município. Já os casos suspeitos passaram de 3 no dia 14 de fevereiro para 250 em 14 de março. Entre eles, 155 aguardam o resultado dos exames.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, destaca que os bairros com mais focos do mosquito são Vista Alegre, Centro, La Salle, Matinho, São Romero, Veneza, Tacca, Tonial e Colatto. Segundo Caroline, o município tem hoje 89 armadilhas para a captura do mosquito da dengue em 26 pontos estratégicos.
A coordenadora destaca que este é um momento extremamente delicado e é preciso que todos fiquem em alerta para os possíveis criadouros em suas casas, pois os números estão aumentando de forma assustadora todos os dias.
"É importante que cada morador verifique calhas, cisternas, caixas d'água, piscinas ou qualquer recipiente que possa acumular água. Todos estamos suscetíveis a contrair dengue. O uso de repelente é importante, mas a eliminação dos criadouros é mais eficaz, pois elimina o mosquito", explica Caroline.
A Vigilância Epidemiológica orienta que em caso de dor de cabeça, febre, dor no corpo ou manchas vermelhas na pele, é preciso procurar a unidade de saúde a qual pertence para avaliação e posterior coleta para sorologia de dengue. Em caso de dúvidas, o telefone de contato é o 3441-8591.
Deixe seu comentário