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Catarinenses planejam gastar mais do que em 2021 com presentes de Natal

  • Divulgação/Pixabay -

Artigos de vestuário são os favoritos dos catarinenses no momento da escolha dos presentes de Natal deste ano

Os catarinenses planejam gastar mais do que em 2021 com presentes de 'em 2022, aponta a pesquisa da Fecomércio SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) sobre a intenção de compras.

O estudo foi divulgado na última sexta-feira (9) e registra que a intenção de gasto médio com presentes é de R$ 528,28. O valor é R$ 93,92 maior em frente a 2021, ou seja, 21,6%.

Levando em consideração a inflação oficial acumulada dos últimos 12 meses (IPCA em 6,47%), existe um aumento real de 14,2% em relação ao ano anterior.

Considerando apenas a intenção de gasto médio dos consumidores, este final de ano pode trazer impactos positivos para o setor de bens e serviços, aponta o Núcleo de Pesquisa Fecomércio SC.


Veja a intenção de gasto médio dos últimos 5 anos:

"Os dados da pesquisa sobre a intenção de compras e outros indicadores dão sinais de que este Natal deve ser um dos melhores dos últimos anos", adianta o presidente da entidade, Hélio Dagnoni.

Ainda de acordo com a Federação, o endividamento abaixo da média nacional leva os catarinenses ficarem confiantes para ir às lojas. Em novembro, cerca de 62,7% estavam comprometidos com alguma dúvida e 17,4% inadimplentes em Santa Catarina. Por outro lado, o Brasil apresentava um cenário de 78,9% e 30,9%, respectivamente.

Por outro lado, as 2.109 pessoas que responderam a pesquisa alegam que o número médio de presentes que presente adquirir é de 4,07, sendo o índice é o mesmo do ano anterior.

"A compra de múltiplos presentes para várias pessoas é a principal característica do Natal e que torna a data a mais importante para o comércio, tendo um gasto médio mais elevado que as demais datas comemorativas. Nota-se que neste ano pode haver aumento no volume de vendas e de faturamento levando em conta a média de presentes e o gasto revelado pelos consumidores", destaca a Fecomércio.

Os artigos de vestuário são os favoritos dos catarinenses com 32,4% seguido pelo setor de brinquedos (21,2%), de calçados (16,6%) e dos artigos de perfumaria e cosméticos (10,5%).

Ao se tratar do local de compra dos produtos, a compra presencial continua a ser a opção da maioria dos catarinenses (76,1%), ainda que tenha reduzido sua participação, que era de 80,7% em 2021.

Nesse meio, o destaque é para o comércio de rua, que concentra 51,3% da preferência dos consumidores, em seguida aparecem os Shoppings, que representam 22,0% dos locais de compra intencionados pelos consumidores para esta data.

Já, em terceiro lugar aparece a internet com 21,9% das intenções, participação que representa um grande avanço em relação a 2019 (16,5%), consolidando o rápido crescimento deste canal de vendas, que se mostrou um diferencial durante o período mais crítico da pandemia.

Os demais destinos tiveram pouca variação na sua participação e permanecem com pouca relevância, mostrando uma grande concentração da demanda dos consumidores.

Perfil dos entrevistados

A pesquisa da Fecomércio SC foi realizada com 2.109 pessoas, entre 8 e 22 de novembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

A pesquisa de Natal deste ano entrevistou 66% de mulheres. Dentre os entrevistados, há certo equilíbrio entre os solteiros (46,7%) e os que se declaram casados/união estável (45,8%), e a maioria deles situam-se na faixa de idade de 20 a 29 anos(34,0%).

A maioria destes consumidores são trabalhadores com carteira assinada(50,0%) com nível de formação de ensino médio (57,2%) e possuem renda mensal familiar entre R$ 2.204 até R$ 5.509 (44,8%)



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