logo RCN

Divulgado o regulamento do 18º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

  • Ivan Luchtenberg/Agência Adjori -

A categoria 'Novas Mídias' agora passa a se chamar Jornalismo Online, e terá mais um quesito em disputa: Reportagem Multimídia

O Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, com entrega de troféus sob a denominação "Troféu Luiz Henrique da Silveira ", é uma iniciativa da Adjori/SC - Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - destinada a destacar e incentivar o interesse, o talento e a criatividade de pessoas e empresas cuja atuação tem contribuído para o aperfeiçoamento do jornal local, tornando-o um meio de comunicação cada vez mais importante e respeitado junto às comunidades catarinenses.

Nesta 18ª edição, o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo mantém as inovações introduzidas em 2011, com pré-inscrição feita pelo Portal do Prêmio, por meio do PDF completo e correspondente ao original de todo o material inscrito.

A mais importante inovação deste ano é a mudança na categoria "Novas Mídias", que agora passa a se chamar Jornalismo Online, e que terá mais um quesito em disputa: Reportagem Multimídia. Esse novo quesito, além de premiar com troféu o jornal que obtiver a maior nota, pesará na disputa pelo Troféu Pena de Ouro do Jornalismo Online.

O tema da Reportagem Pautada, decidida por meio de enquete nos site de jornais associados, é Adoção.  

O prazo para inscrição no site do Prêmio vai de 15 janeiro a 1º de março, e a entrega dos materiais até 15 de março, impreterivelmente.

Confira a íntegra do Regulamento da Edição 2017 do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira

Categorias
A edição 2017 do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira terá as seguintes áreas: Jornalismo Impresso, Publicidade & Propaganda, Jornalismo Online  e Área Acadêmica

1. Jornalismo Impresso
Distingue as seguintes categorias: Apresentação Gráfica, Caderno Temático, Charge/Ilustração, Coluna/Crônica, Editorial, Fotografia, Reportagem Livre e Reportagem Pautada.

O trabalho jornalístico será apreciado, também, pelo "conjunto da obra", em que serão avaliadas três edições de diferentes datas, divulgadas pela coordenação do Prêmio em janeiro de 2017. A nota (de 5 a 10) referente ao "conjunto da obra" será somada às notas obtidas nos demais quesitos para definir a classificação dos jornais na categoria Jornalismo Impresso.

Observações:
a) A Reportagem Pautada deverá versar sobre o tema: Adoção
b
A Reportagem Livre deve ocupar pelo menos uma página de jornal tablóide e não deve ultrapassar quatros páginas no total, incluindo ilustração, publicadas em uma mesma edição. 
c) 
A Reportagem Pautada deve ocupar pelo menos duas páginas de jornal tablóide e poderá ter até seis páginas, incluindo ilustração,publicadas em uma mesma edição.
c) No quesito Caderno Temático só podem ser inscritos cadernos especiais do jornal com no mínimo quatro páginas no formato do jornal, produzidos em qualquer papel, e comprovadamente veiculados junto com a edição normal do jornal, com sinalização em chamada de capa da edição ou identificação no próprio caderno temático sobre a edição a que pertence. Os textos devem ser inéditos e produzidos pela equipe do jornal.
d) A foto inscrita deve ter sido produzida pela equipe do jornal.
e) A charge inscrita deve ser feita por equipe do jornal ou colaborador, a pedido do jornal, e sobre temas preferencialmente locais ou estaduais.
f) O Editorial deve retratar a opinião do jornal. Não serão aceitos materiais assinados por colunistas..
g) A Coluna deve ser assinada por colunista exclusivo do jornal. Serão aceitos, também, nessa categoria, trabalhos no estilo Crônica. Na hora da inscrição, o jornal deve identificar o estilo do material, para que a avaliação seja dissociada, de acordo com o estilo identificado na ficha de inscrição. Continua valendo a inscrição de apenas um material por jornal nessa categoria. 
h) Materiais inscritos com textos não inéditos, copiados da internet e/ou de outros meios, sem citação de fonte, serão desclassificados.
i) Podem ser inscritos trabalhos veiculados em jornal associado, de 01/01/2016 a 31/12/2016, sem exceção.
j) Cada jornal associado poderá inscrever somente um trabalho por categoria.
k) Os jornais podem fazer a "defesa" dos materiais na ficha de inscrição.
 

Publicidade ou Propaganda:

Distingue as seguintes categorias: Anúncio de Equipe do Jornal, Anúncio de Agência, Campanha de Equipe do Jornal e Campanha de Agência.

Observações:
a) Somente serão consideradas campanhas, as formadas por, no mínimo, três peças gráficas diferentes (de um mesmo anunciante e um mesmo produto) comprovadamente veiculadas.
b) Os trabalhos devem ter sido veiculados em jornal local no período de 01/01/2016 a 31/12/2016.
c) Os materiais inscritos serão separados, para julgamento, em dois grupos: 1) Criados pela equipe do jornal 2) Criados por agências de publicidade/empresas de design gráfico e similares.
d) Os jornais poderão inscrever trabalhos de publicidade criados por sua equipe ou por agências e afins, exceto anúncios/campanhas de governo estadual e federal e suas autarquias. No momento da inscrição, o jornal deve apresentar a autorização da agência para veiculação do material publicitário (Pedido de Inserção - PI).
e) As agências cujos trabalhos forem vencedores nas categorias Anúncio de Agência e Campanha de Agência também serão agraciadas com troféus.

3. Jornalismo Online
Nesta 18ª edição do Prêmio, serão inscritos e premiados sites dos jornais associados que utilizam o Portal da Adjori/SC. Serão premiadas, também, as melhores Reportagens Multimídia, postadas nos respectivos sites dos jornais, inclusive nos sites que estão fora do sistema da Adjori/SC.

Observações:
a) Na avaliação dos sites, estarão em julgamento o design e a arquitetura da informação, o índice de atualização, as formas de exploração da ferramenta e o conteúdo, considerando-se, aí, o agrupamento por editorias, a quantidade de matérias locais e o crédito das fontes.
b) Os sites serão analisados em pelo menos três oportunidades e em datas aleatórias e têm que estar atuando desde 2016.
c) As Reportagens Multimídia serão avaliadas pelo seu conteúdo jornalístico, qualidade de som e imagem e demais recursos utilizados e deverão ter no máximo 10 (dez) minutos 
 

4. Área Acadêmica
Podem ser inscritos trabalhos de conclusão de curso, projetos especiais, monografias, dissertações ou teses sobre área de Comunicação - mídia impressa, eletrônica ou online - incluindo-se história de empresas jornalísticas. A produção textual deve ter sido elaborada a partir de 2014 e apresentada até 31/12/2016. Os Acadêmicos não ligados a jornais associados devem entrar em contato com a Adjori/SC pelo e-mail premio@adjorisc.com.br para efetuar a inscrição.

Procedimento para inscrição
a) As inscrições dos trabalhos de jornais associados em todas as categorias do Jornalismo Impresso, da Publicidade & Propaganda, da Área Acadêmica e do Jornalismo Online  serão feitas on-line no PORTAL PRÊMIO ADJORI/SC DE JORNALISMO através de preenchimento de formulário e anexação de PDF do material inscrito. Será exigido o PDF completo e correspondente ao original de todo o material inscrito.
b) Mesmo com inscrição on-line, à exceção da categoria Jornalismo Online, é necessário o envio do produto impresso. Como cada material concorrente é analisado por três membros do júri, são necessários três originais de cada material inscrito, assim como três cópias da ficha de inscrição preenchida na internet.

c) A inscrição da Reportagem Multimídia também é feita pelo portal, com a indicação, na ficha de inscrição, do link da matéria inscrita 
d) Para efeito de análise do "conjunto da obra", cuja nota pesará na definição do Pena de Ouro do Jornalismo Impresso, o jornal deve inscrever três edições de diferentes datas, solicitadas pela coordenação do prêmio e enviá-las junto com os demais materiais inscritos. A coordenação do Prêmio informará a data das edições solicitadas em janeiro de 2017.
e) As inscrições on-line poderão ser feitas a partir de 15 de janeiro e até o dia 1º de março de 2017, impreterivelmente.
f) Exemplares do jornal com os respectivos materiais inscritos devem ser endereçados a: Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Pena de Ouro - Edição 2017 - Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro, Florianópolis/SC - CEP 88015-090. Também podem ser protocolados na Secretaria da Adjori/SC, até a mesma data. O prazo para recebimento dos materiais é 15 de março de 2017.
g) Só serão confirmadas as inscrições após o recebimento das edições impressas, com os respectivos materiais concorrentes.
h) Cada material enviado, de acordo com o presente regulamento, terá sua inscrição confirmada no Portal do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo..
i) materiais inscritos enviados de forma incompleta, ou em desacordo com o especificado no regulamento, deverão ser descartados, não cabendo  à equipe da Adjori-SC solucionar pendências
j) Os materiais inscritos podem ser desclassificados durante o processo de julgamento, caso a comissão julgadora constatar algum desacordo com o regulamento
k) os jornais que induzirem a coordenação do prêmio ao erro, inscrevendo materiais falsamente ajustados ao regulamento, serão impedidos de participar do concurso na edição subsequente.

Coordenação e análise dos trabalhos inscritos
O Prêmio Adjori/SC de Jornalismo Troféu Pena de Ouro - Edição 2017 será coordenado por equipe de profissionais que integram a Adjori/SC, que selecionará corpo de jurados para os trabalhos inscritos.

Categoria Jornalismo Impresso - professores universitários e profissionais de imprensa não ligados a nenhum dos jornais concorrentes.
Categoria Publicidade e Propaganda - profissionais dessa área não ligados a jornais ou a agências de publicidade ou de propaganda inscritas no prêmio.
Categoria Jornalismo Online  - professores universitários e/ou profissionais da área.
Categoria Área Acadêmica - doutores, mestres ou professores graduados, especializados em comunicação social ou de áreas afins.

Notas
- Os jurados analisarão os trabalhos individualmente e darão nota de cinco a dez, contemplando uma casa decimal, em cada trabalho. Seus nomes somente serão divulgados quando os resultados forem anunciados.
- Caberá à Coordenação do Prêmio somar as notas dos trabalhos de cada categoria e declarar vencedores os que obtiverem as maiores notas. As decisões dos jurados são irrecorríveis.

Menção Honrosa - Na Área Acadêmica, serão conferidos diplomas de menção honrosa para os finalistas que obtiverem a segunda e a terceira melhor nota. Na Publicidade & Propaganda, serão conferidos diplomas de menção honrosa para os finalistas que obtiverem a segunda e a terceira melhor nota do quesito, valendo esse critério para os quatro quesitos em disputa na categoria. No Jornalismo Impresso serão finalistas as cinco melhores notas do quesito, valendo esse critério para todos os oito quesitos em disputa. O mesmo procedimento valerá para os finalistas da categoria Jornalismo Online. São finalistas os jornais que obtiverem as cinco melhores notas no quesito Site e os jornais que obtiverem as cinco melhores notas no quesito Reportagem Multimídia.

Empates - caso haja empate entre os finalistas, todos serão contemplados com menção honrosa. Contudo, o empate na primeira colocação exigirá novo julgamento dos trabalhos com igual pontuação, por um membro da comissão julgadora, especialmente indicado para essa avaliação.

Auditoria
Uma comissão formada por representantes de cinco (5) Jornais Associados, participantes do concurso ou não, se reunirá no dia imediato à entrega dos Prêmios, ou em outra oportunidade, para auditar notas atribuídas pelos jurados, bem como resultado que apontou os vencedores.

Premiação
Jornalismo Impresso - Troféus para os vencedores de cada um dos oito quesitos do Jornalismo Impresso.

Publicidade e Propaganda - Troféus para os jornais vencedores nos quesitos Anúncio de Equipe e Campanha de Equipe. Troféus para os jornais e para as agências vencedores nas categorias Anúncio de Agência e Campanha de Agência.

Jornalismo Online  - Troféus para os vencedores de cada um dos quesitos : Site e Reportagem Multimídia

Área acadêmica - Troféu para o vencedor nessa categoria.

TROFÉU PENA DE OURO DO JORNALISMO IMPRESSO - Os Melhores do Ano, definidos pela soma de pontos obtidos nos 9 quesitos do Jornalismo, recebem os seguintes troféus
3º lugar - Troféu Pena de Bronze
2º lugar - Troféu Pena de Prata
1º lugar - Troféu Pena de Ouro

TROFÉU PENA DE OURO DA PUBLICIDADE & PROPAGANDA - Os Melhores do Ano, definidos pela soma de pontos obtidos nos quatro quesitos da Publicidade, recebem os seguintes troféus:
3º lugar - Troféu Pena de Bronze
2º lugar - Troféu Pena de Prata
1º lugar - Troféu Pena de Ouro

TROFÉU PENA DE OURO DO JORNALISMO ONLINE - Os Melhores do Ano, definidos pela soma de pontos obtidos no quesitos Site e no quesito Reportagem Multimídia, recebem os seguintes troféus
3º lugar - Troféu Pena de Bronze
2º lugar - Troféu Pena de Prata
1º lugar - Troféu Pena de Ouro

Disposição transitória
A Diretoria da Adjori/SC fica autorizada a buscar terceiros como parceiros para patrocinar o atual prêmio.

Casos Omissos - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Prêmio

Vírus H1N1 já matou 1.775 pessoas este ano no Brasil, segundo ministério Anterior

Vírus H1N1 já matou 1.775 pessoas este ano no Brasil, segundo ministério

Chapecó e Joaçaba comemoram 99 anos de emancipação Próximo

Chapecó e Joaçaba comemoram 99 anos de emancipação

Deixe seu comentário