logo RCN
Educação Infantil

Sonho realizado: após anos de espera, casinha colonial se torna realidade

Um espaço mágico, fruto de anos de dedicação, agora faz parte do dia a dia das crianças no CEIM Gente Feliz

Há histórias que tocam o coração, e o projeto da casinha colonial no CEIM Gente Feliz, em Pinhalzinho, é uma delas. Após anos de espera e planejamento, o sonho de construir um espaço ideal para as crianças aproveitarem se tornou realidade, trazendo alegria, aprendizado e magia ao dia a dia das crianças pequenas.



O Centro de Educação Infantil Gente Feliz, do bairro EFACIP em Pinhalzinho, concretizou um projeto muito aguardado pela comunidade escolar: a construção de uma casinha espaçosa e muito especial, onde as crianças podem brincar, aprender e explorar o ambiente com toda a liberdade. A nova estrutura, que já está sendo utilizada, foi viabilizada com o apoio da cooperativa de crédito Sicoob Creditaipu.



O jornal Imprensa do Povo conversou exclusivamente com a diretora da instituição, Lúcia Kollet, que compartilhou um pouco desse grande sonho, que agora saiu do papel: “O projeto da casinha era um sonho de muitos anos. Tínhamos essa ambição desde que assumi a direção do CEIM Gente Feliz Professor João Eichelberger”, disse a gestora.



A creche, que passou por uma grande transformação ao sair de uma casa alugada e ser estabelecida em sede própria, sempre precisou de um espaço especial para as crianças, porém, tudo teria que começar do zero. “Sempre pensei em algo que as crianças gostariam de ter para brincar e a primeira coisa que elas vão brincar são com os utensílios de casa, aí surgiu a ideia de fazer uma casinha”, destacou.



Tudo tem custos, e também prioridades. Foi assim que surgiu a ideia de participar do projeto do Sicoob em 2024. O primeiro passo, segundo Lúcia, era ter conta neste banco. “A APP tinha, foi então que começamos a descrever o projeto, fizemos o valor total com casinha colonial. Muito em breve a escola recebia a notícia de que havia sido contemplada."



Com o apoio do Sicoob Creditaipu, a casinha colonial foi construída com um investimento de aproximadamente R$ 8 mil. “Eis que era o início do sonho. Todas as expectativas foram superadas por ver a alegria estampada nas crianças, lugar onde podem brincar de verdade de casinha, não em uma sala da creche. A casinha colonial está servindo de criatividade até mesmo para as professoras que a cada dia usam este espaço com novas experiências e novas descobertas de aprendizado”, completou a gestora.


A casinha foi um sonho realizado, que mostra que a união de esforços é muito importante em qualquer ocasião. A estrutura promove o avanço cognitivo das crianças, que recriam situações do cotidiano, desenvolvendo habilidades comuns de incentivo e colaboração na comunidade. Logo, a criança desenvolve suas emoções, experimenta seus sentimentos e cria um ambiente especial para explorar e aprender sobre si mesma. A casinha é uma verdadeira imersão na cultura e na história regional, visto que os pequenos se conectam com o patrimônio, constroem boas memórias e valorizam as tradições da região.


Quer saber mais sobre esse projeto incrível? Entre em nossas redes sociais, acompanhe nosso conteúdo, curta, comente e compartilhe!

Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

Sonho realizado: após anos de espera, casinha colonial se torna realidade Anterior

Sonho realizado: após anos de espera, casinha colonial se torna realidade

Pinhalenses enfrentam desafios com exames e cirurgias de alta complexidade Próximo

Pinhalenses enfrentam desafios com exames e cirurgias de alta complexidade

Deixe seu comentário