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Escola campeã estadual da XVI FECITEC visita UDESC Pinhalzinho e participa de oficina sobre alimentos fermentados

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Foto: Divulgação -
Alunos de Belmonte visitam UDESC e aprendem sobre fermentados na oficina prática.
O Colégio Estadual Professor Francisco Brasinha Dias, de Belmonte (SC), destacou-se como campeão estadual na XVI Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (FECITEC) de 2024, na categoria Ensino Médio, com o projeto “O poder dos alimentos fermentados probióticos na promoção da saúde dos estudantes do ensino médio”. Em visita à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Pinhalzinho, a turma do 2º ano, acompanhada pela professora Nadia Golfetto, participou de uma série de atividades que integraram conhecimento teórico e prático sobre fermentação láctea.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios, a biblioteca da instituição e participar de uma oficina ministrada pelos bolsistas do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), integrantes da Indústria de Lácteos em Escala Piloto (ILEP). Sob a orientação de Danielle Malta, Rosicler Colet e Kaliu, os alunos compreenderam os processos científicos e tecnológicos envolvidos na fermentação, desde os equipamentos utilizados até as análises físico-químicas dos produtos.
Na oficina prática, foram produzidos iogurtes naturais com fermentos lácteos comerciais e iogurte de Kefir, este último com a cultura gentilmente doada pela senhora Ana Maria Ely Schnorr. Após as atividades, o grupo visitou o Planetário da UDESC, onde assistiu a um espetáculo astronômico guiado pela professora Leda de Levatti Thomae e pelo estagiário Julio.
Os estudantes agora avançam na etapa virtual da X Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) e estão concorrendo à fase presencial, que acontecerá em Joinville, entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025.
A UDESC Pinhalzinho e o NCTI reafirmam o compromisso de abrir suas portas para receber estudantes, professores e a comunidade catarinense, incentivando o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento científico local.
Texto: IMP
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