| Bom Jesus do Oeste busca recursos em Brasília para impulsionar desenvolvimento municipal
A profissional participou de uma oficina, que busca a qualificação do cuidado farmacêutico durante o atendimento
A grande Florianópolis sediou a realização da Oficina de Apoio à Implementação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. O evento foi realizado em 14 e 15 de março, com o objetivo de apoiar os serviços municipais na implementação e no desenvolvimento do cuidado farmacêutico na atenção básica. A oficina faz parte do Projeto Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, no âmbito do PROADI-SUS, juntamente com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ministério de Saúde, com o apoio do COSEMS/SC e CONASEMS.
A farmacêutica Caroline Parise, credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) de Pinhalzinho, representou o município em Florianópolis, durante a oficina. Segundo a profissional, a oficina tem por objetivo contribuir com a qualificação do atendimento, a integração das práticas de cuidado no SUS e com as ações de manejo clínico da terapia medicamentosa.
“Foram aproximadamente 14 farmacêuticos representando diferentes cidades de Santa Catarina, sendo assim pioneiras desse importante marco para o setor de assistência farmacêutica municipal”, disse.
Carolina explicou que o cuidado farmacêutico vem pra suprir uma lacuna de acolhimento ao paciente.
“Isso porque muitos pacientes são diagnosticados, recebem o tratamento, mas não são devidamente acompanhados. Além do mais, não são avaliados possíveis problemas durante o processo de uso dos medicamentos. A função do farmacêutico então é colaborar para identificar, resolver e prevenir problemas relacionados a farmacoterapia, reduzindo assim a chamada morbimortalidade relacionada aos medicamentos. O cuidado farmacêutico visa somar e colaborar com o processo de cuidado ao paciente, junto aos demais profissionais de saúde”.
A profissional farmacêutica avaliou a experiência com muito positivismo, enaltecendo a importância do cuidado farmacêutico na qualificação do atendimento no SUS, prestando auxílio para com a demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Além de Pinhalzinho, é necessário por em evidência os outros municípios que fazem parte desse marco na história da Saúde catarinense. Destaque aos municípios de Joinville, Florianópolis, Navegantes, São Bento do Sul, Barra Velha, Indaial, Cocal do Sul, Penha, Urussanga, Criciúma, São José, Massaranduba e Caçador.
Deixe seu comentário