logo RCN
Pilates para idosos

Pilates para idosos está de volta

  • Foto: Guilherme Detoni -

Após o processo de contratação do profissional que ministrará as aulas, a Política do Idoso anunciou oficialmente a volta da atividade

Nesta semana, os responsáveis e coordenadores das atividades do Departamento Municipal da Política da Pessoa Idosa de Pinhalzinho informaram que as aulas de pilates para os idosos está de volta em 2023. As atividades serão ministradas pelo professor Ricardo Fiorini Reichert, que buscando evoluir as diversas capacidades dos idosos, vai desenvolver inúmeras atividades físicas e mentais dentro do pilates.

            

Um marco histórico dos últimos anos foi o crescimento e desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas idosas. Em Pinhalzinho não é diferente, já que a Política da Pessoa Idosa oferta inúmeras atividades e oficinas, que treinam as capacidades físicas, mentais e cognitivas dos idosos.

            

Segundo a técnica do departamento, Marisa Dalapossa, as aulas de pilates serão realizadas todas as terças-feiras, às 14 horas e às 15 horas, para as turmas 1 e 2, nas quartas, às 9 horas e às 9h45, nas quintas, às 14 e às 15 horas e às sextas-feiras, às 9 horas e 9h45.

            

“Essa oficina era muito aguardada pelos idosos e agora com o processo licitatório concluído, o município passa a ter essa parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC), que fornece à Política da Pessoa Idosa, o professor responsável pelo pilates. Convidamos a todos os idosos que já estavam inscritos para participarem. Os novos podem se direcionar diretamente no salão paroquial. Como já informado, as turmas de segunda-feira, nesse ano foram transferidas para quarta-feira”, esclareceu.

           

Sobre o pilates para idosos

Especialistas de todo o globo ressaltam que a prática de pilates é muito importante para os idosos, haja visto que ela desenvolve suas capacidades físicas e mentais, contribuindo assim para a longevidade. A inclusão dessa atividade na Política do Idoso de Pinhalzinho vem para proporcionar mais qualidade de vida, bem estar e saúde à terceira idade. Muitas fontes ainda dizem que a prática da atividade também melhora o equilíbrio, evitando assim quedas entre os idosos. A oficina de pilates oferece também aos seus alunos, momentos de lazer e interação social, coisas que muitas vezes são difíceis para os mais velhos. Por isso, muitos idosos pinhalenses têm optado a se inscreverem nessa oficina, buscando melhorar sua qualidade de vida.

            

Segundo o professor de pilates contratado para exercer as atividades, Ricardo Fiorini Reichert, o pilates é um método de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920, visando trabalhar a conexão entre mente e corpo.

            

“Aqui na Política do Idoso trabalhamos com o pilates solo, buscando treinar a mobilidade, força, equilíbrio, entre outras valências”, explicou o profissional.

            

O pilates, segundo autoridades, promove a consciência dos movimentos corporais, aprimorando assim, a percepção de outros sentidos e dispondo de mais benefícios ao ser humano que pratica. A prática de exercício físico, de acordo com Ricardo é muito importante em todas idades e traz inúmeros benefícios para a saúde. “No grupo 60+ isso não é diferente”, disse.

            

“Quando recebi o convite para estar trabalhando com esse público não tive dúvidas ao aceitar, pois já havia trabalhado com idosos a alguns anos atrás e sei como é gratificante. Estive ministrando as aulas de pilates no ano de 2022 e fiquei muito feliz que no ano de 2023 vamos estar juntos novamente”, completou Ricardo.


Fique ligado no jornal Imprensa do Povo e saiba mais sobre essa atividade que tem beneficiado grande parte da população brasileira.

Por Guilherme Detoni

Por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

Farmacêutica representa o município na capital catarinense Anterior

Farmacêutica representa o município na capital catarinense

Vice-governadora participará de evento da Udesc sobre mulheres na ciência Próximo

Vice-governadora participará de evento da Udesc sobre mulheres na ciência

Deixe seu comentário