logo RCN

Finanças acata criação da Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais

  • Vicente Schmitt/Agência AL -

A Comissão de Finanças e Tributação apresentou, na manhã desta quarta-feira (30), parecer favorável à criação no estado da Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais Domésticos, conforme disposto no Projeto de Lei (PL) 66/2021, de autoria do deputado João Amin (PP).

Em seus votos, os integrantes do colegiado seguiram o relatório apresentado pelo deputado Silvio Dreveck (PP), pela adequação financeira e orçamentária da iniciativa. "Verifico o projeto não impõe novas atribuições aos órgãos da administração pública, na medida em que as tipificações de maus-tratos contra animais já existem no rol dos registros policiais civis e também não haverá a necessidade de ocupação de prédio para atender a medida, já que o texto estabelece, em seu artigo 1º, que a pretendida delegacia será instituída a partir das estruturas físicas e funcionais já existentes na Secretaria de Estado de Segurança Pública."

Com a decisão, o projeto segue para análise das comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Segurança Pública.

Incentivo ao cicloturismo

Por maioria de votos, foi aprovado o PL 122/2021, de autoria do deputado Volnei Weber (MDB), que institui a Política de Incentivo ao Cicloturismo no âmbito do estado.

Estruturado em sete artigos, o texto tem por objetivo incentivar o uso do uso da bicicleta e o turismo ecológico, a melhoria da saúde e do bem estar dos cidadãos por meio da promoção do lazer e da atividade física, a valorização da cultura e dos atrativos turísticos catarinenses, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, a movimentação da economia do estado e municípios, e a promoção da acessibilidade e mobilidade.

Em seu parecer, favorável à proposição, o deputado Silvio Dreveck acatou as emendas modificativas ao texto apresentadas no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça. As alterações, que em sua maioria visam promover ajustes na redação do projeto, também estabelecem que o padrão de sinalização utilizado nos circuitos, o traçado geral, bem como a divulgação, serão definidos por regulamento.

O deputado Bruno Souza (Novo) apresentou voto contrário ao projeto, que segue para a Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

Caminhos da Baleia Franca

O deputado Volnei Weber também contou com a aprovação do PL 322/2020, de sua autoria, que visa instituir no estado o Roteiro Turístico Caminhos da Baleia Franca, abrangendo os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Conforme o autor, a iniciativa atende aos anseios dos municípios citados, interessados em potencializar o turismo local.

O resultado foi alcançado com base no parecer apresentado pela deputada Marlene Fengler (PSD), que argumentou que a iniciativa não implica aumento de despesas ao erário público e está em conformidade com as peças orçamentárias vigentes.

Ela também apresentou emenda substitutiva global para adequar o texto do projeto à técnica legislativa e estabelecer que os recursos arrecadados por meio da venda do Passaporte Turístico Caminhos da Baleia Franca sejam destinados ao Fundo de Desenvolvimento Social e não ao Funturismo, já extinto na estrutura do governo do Estado.

A matéria segue agora para a Comissão de Turismo.

Selo Segurança Alimentar

Por fim, a Comissão de Finanças acatou o PL 292/2021, do deputado Marcius Machado (PL), que tem por meta instituir o Selo Segurança Alimentar. A certificação refere-se a bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres que ofereçam aos consumidores a opção de refeição livre de lactose e de glúten, inclusive por contaminação cruzada.

O projeto, que contou com a relatoria do deputado Silvio Dreveck, também está na pauta das comissões de Saúde; e de Agricultura e Política Rural.


Com recursos de R$ 585,4 milhões, Governo do Estado anuncia investimento histórico na saúde Anterior

Com recursos de R$ 585,4 milhões, Governo do Estado anuncia investimento histórico na saúde

Alesc homenageia os 100 anos da Fepesc em Ato Solene Próximo

Alesc homenageia os 100 anos da Fepesc em Ato Solene

Deixe seu comentário