logo RCN

Lei obriga Executivo a disponibilizar informações sobre notas fiscais

  • Rodolfo Espínola / AgênciaAL -

A medida consta na Lei sancionada recentemente pelo governador do Estado

O Poder Executivo terá um ano para disponibilizar o acesso às informações referentes às notas fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas por seus órgãos e entidades. A medida consta na Lei 18.376/2022, sancionada recentemente pelo governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos). A norma surgiu por meio de projeto de lei (PL) apresentado pelo deputado Ismael dos Santos (PSD), aprovado pela Assembleia em abril passado.

Conforme a lei, o Executivo deverá divulgar nos sites oficiais do governo as informações referentes às notas fiscais emitidas quando da realização de serviços ou compras feitas pelo Estado. Entre as informações, estão a chave de acesso à NF-e, as identificações de quem fez a compra e de quem emitiu a nota, a data da emissão, itens adquiridos e valores, entre outras. O governo deverá regulamentar a lei até o final de agosto e a norma entrará em vigor em maio do ano que vem.

O deputado Ismael dos Santos justificou que a norma vai ampliar a transparência sobre as compras realizadas pelo Poder Executivo, uma vez que o acesso às informações das NF-e, para o parlamentar, é limitada.

Televisão

Também foi sancionada pelo governador a Lei 18.377/2022, que institui a Semana Estadual da Televisão em Santa Catarina, a ser celebrada anualmente na semana que compreender o dia 1º de junho. O autor do projeto que deu origem à lei é o deputado João Amin (PP).

Alesc celebra os 60 anos do Conselho Estadual de Educação Anterior

Alesc celebra os 60 anos do Conselho Estadual de Educação

Governo do Estado apresenta programação especial para a Semana do Meio Ambiente Próximo

Governo do Estado apresenta programação especial para a Semana do Meio Ambiente

Deixe seu comentário