logo RCN

Melhoramento genético é destaque no Itaipu Rural Show

  • Imprensa do Povo -

Com toda certeza que você já deve ter ouvido falar sobre o melhoramento genético. Mas realmente sabe porque ele é tão importante para o agronegócio?

Considerada uma prática capaz de promover o aumento da produtividade, resistência e qualidade, uma ferramenta que conta com o auxílio da biotecnologia, possibilita o desenvolvimento de novas tecnologias, com características agronômicas e cultivares de qualidade de forma mais eficientes.

As contribuições do melhoramento genético ao agronegócio são destaques na 23ª do Itaipu Rural Show. Uma adaptação das sabores de trigo, combinadas com uma variedade de produtividade apresentada na feira pela empresa Biotrigo, responsável pela participação de mercado superior a 80% no Brasil.

"O melhor genético ele é uma peça fundamental na cadeia. Nos últimos anos inclusive, nós vimos que a área plantada do trigo ela aumentou, porque o produtor voltou a desconfiar, voltou a testar os produtos desenvolvidos através de muita nas atividades de melhoramento. No dez anos finais e resultados de produtores que não semeavam trigo há resultados ótimos, voltando a sem trigo tendo resultados ótimos. A genética vem junto com a parte de proteção de cultura, de qualidade", explicada pelo Engenheiro Agrônomo da empresa, Luiz Henrique Michelon.

Sobre a aplicação de investimentos em pesquisa para atender as demandas do setor através do melhoramento genético, o Engenheiro explica.

"Nos preocupamos com os elos para a cadeia do trigo, com a genética, com as características agronômicas, para que o agricultor tenha uma cultivar de qualidade dentro da propriedade, e que mantenha essa qualidade também chegar à mesa do consumidor. Essa condição também é fundamental para que o mercado comprador tenha interesse em comprar o trigo nacional. E sim, hoje temos materiais no Brasil tão bons quanto o que vem de fora. Eu vejo que hoje existem ferramentas e possibilitam a confiança na cultura do produtor muitas vezes era vista como, muito em função da ameaça hoje em risco como são analisadas, principalmente das cultivares geadas", principalmente.

Outra novidade apresentada durante o Itaipu Rural Show, é o trigo, como alternativa à silagem de milho na produção de alimento animal. De acordo com Michelon, o material, composto por cultivares de trigo, oferece alta qualidade nutricional ao gado.

 "O produtor estava com poucas opções então para o período de inverno, para o período de inverno, para a necessidade de produção de dois volumes de inverno, para a necessidade de produção de dois volumes de inverno, para a necessidade de conservação para a produção de dois volumes de inverno. São opções então criadas para suprir essa demanda. Isso com atura também, exatamente o período em que estamos passando de forte hídrica, em que a safra de verão não foi tão boa, impactos e é essa fonte de grande parte da alimentação do gado. Como o produtor de leite de gado e de corte, não pode ter falta de alimento, desenvolvemos as misturas de cultivares de trigo para alimentação animal. A nutricional de ambos os materiais é, inclusive, um dos diferenciadores ao produtor", avalia.

O melhoramento genético também implica na valorização do produto final. "A Cooperitaipu está participando de um projeto desenvolvido pela Biotrigo que contempla uma variedade de trigos branqueadores. Técnica desenvolvida através do melhoramento genético para promover uma maior resistência às doenças de difícil controle e aumento do potencial produtivo. A partir da participação do projeto a cooperativa em função de ter o moinho, ela consegue aumentar a qualidade no produto final e assim valorizar o produtor, que vai receber um diferencial na recompensa, que é o que o ele busca", explica o Engenheiro Agrônomo


Sistema inteligente de controle térmico para avicultura é apresentado no Itaipu Rural Show Anterior

Sistema inteligente de controle térmico para avicultura é apresentado no Itaipu Rural Show

Itaipu Rural Show destaca potencial da agricultura de precisão para os produtores rurais Próximo

Itaipu Rural Show destaca potencial da agricultura de precisão para os produtores rurais

Deixe seu comentário