logo RCN

Nova penitenciária de Chapecó será inaugurada nesta sexta­-feira

  • Bia Piva / RedecomSC -

Unidade tem capacidade para abrigar 600 presos condenados

O Departamento de Administração Prisional (Deap) confirmou que a Penitenciária Industrial de Chapecó será inaugurada nesta sexta­-feira (18), em cerimônia com a presença do Governador Raimundo Colombo, além de outras autoridades. A unidade foi construída dentro do complexo prisional, no bairro Efapi, ao lado do prédio da Penitenciária Agrícola (Pach). A obra já está concluída e os agentes que atuarão na unidade já foram contratados e passaram por curso de capacitação.

A nova unidade começou a ser construída em agosto de 2014, com custo aproximado de R$ 30 milhões e é composta por quatro blocos com capacidade para abrigar 150 presos cada. Segundo o Deap, a penitenciária tem o caráter industrial por prever espaço para a instalação de maquinários de empresas, oferecendo vagas para capacitação e o trabalho dos presos que, ao término de sua pena, saem com qualificação e podem buscar uma colocação no mercado de trabalho.

Para trabalhar na unidade, no fim de 2015, o Deap abriu vagas para 119 profissionais, entre Psicólogas, Assistentes Sociais, agentes prisionais e no setor administrativo que reforçarão o quadro funcional do complexo, atuando na nova unidade.

Transferência

Dados da Penitenciária Agrícola de Chapecó (Pach) do fim de 2015 contabilizavam entre 350 e 400 presos condenados cumprindo pena em presídios da região - nas unidades de Concórdia, Xanxerê, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Maravilha e Joaçaba ­ e no Presídio Regional de Chapecó. Com a inauguração da nova penitenciária, eles serão remanejados, além da transferência de aproximadamente 150 condenados da Pach para a nova ala, desafogando assim as unidades e destinando os presos ao cumprimento adequado de suas penas.

Cerca de 20 mil pessoas saem às ruas contra o governo federal em SC Anterior

Cerca de 20 mil pessoas saem às ruas contra o governo federal em SC

Professores fazem paralisações contra perda de direitos trabalhistas Próximo

Professores fazem paralisações contra perda de direitos trabalhistas

Deixe seu comentário