logo RCN

Planeje-se com antecedência para declarar o Imposto de Renda e receber a restituição mais cedo

  • Ilustração -

Falta uma semana para começar o prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda


Falta uma semana para começar o prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda, mas os contribuintes não precisam esperar até lá para começar a organizar a documentação necessária.

A antecipação, apontam especialistas, ajuda a evitar erros e faz com que o contribuinte receba a restituição antes. Neste ano, a previsão é que 1,15 milhão de contribuintes entreguem a declaração em SC, acréscimo de 2,5% em relação a 2015, quando foram enviadas 1,08 milhão.

O supervisor do programa do Imposto de Renda em Santa Catarina, Odimar Alves, reforça que enviar no início do prazo habilita o contribuinte, nos casos de restituição, a integrar os primeiros lotes de devolução. Ou seja, quem envia primeiro está apto a receber antes. 

- O contribuinte catarinense historicamente costuma apresentar a declaração tempestivamente, fazendo-o ao longo de todo o prazo e sempre à frente da média de entrega no Brasil. Nos últimos anos, constatamos que menos de 3% deixaram para transmitir a declaração nos três últimos dias do prazo - analisa Alves.

O coordenador do curso de Contábeis da Estácio e especialista em finanças pessoais, Luciano Konescki, lembra ainda que no final do prazo há sobrecarga do sistema, o que pode levar a atrasos e até perda do prazo, gerando multas. Além desses fatores, o fato de livrar-se rapidamente da pendência também deve ser considerado. É o que aponta o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Marcelo Seemann:
- Tem que criar essa cultura, para ter mais sossego. Quanto antes é melhor, porque senão fica 60 dias se martirizando, tem que ser uma coisa natural - reforça.
Para este ano, o processo apresenta mudanças pontuais. Uma delas é a redução da idade para 14 anos dos dependentes que precisam ter o CPF informado no cadastro. Profissionais como médicos e advogados também devem agora informar o CPF do beneficiário ou de clientes.
Principais mudanças 
- Obrigatoriedade do titular da declaração, no caso de médico, dentista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e advogado, informar o CPF do beneficiário ou pagador dos serviços. 

- Redução da idade para informar o número do CPF de dependentes de 16 para 14 anos. 

- Criação, no Programa Gerador de Declaração, do botão ¿Entregar declaração¿ que unifica os processos de verificar pendência, gravação para a entrega e transmissão em um só passo. 

Prazos Entrega: entre 1º de março e 29 de abril de 2016

Anterior

Prazo para empresa entregar comprovante de rendimentos termina dia 29

Semana começa com tempo instável em SC Próximo

Semana começa com tempo instável em SC

Deixe seu comentário