logo RCN

Plenário analisará criação do Dia Estadual do Terapeuta Capilar e Tricologista

  • Bruno Collaço / Agência AL -

A proposta é do deputado Ivan Naatz (PL)

Vai para análise e votação do Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 16/2022, que cria o Dia Estadual do Terapeuta Capilar e Tricologista. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (8) pela Comissão de Saúde, que avaliou como pertinente a confirmação de um dia específico para valorizar os profissionais que atuam no setor.

Proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL), a matéria especifica todo 7 de abril como a data a ser lembrada por ser o Dia Mundial da Saúde. De acordo com o texto, são "milhares de profissionais que atuam na terapia capilar e levam saúde para os seus clientes". Relatado pelo deputado José Milton Scheffer (PP), o texto destaca que os procedimentos executados pelos profissionais homenageados "são voltados para a saúde física, psíquica e psicológica dos pacientes".

O profissional tricologista, por sua vez, faz trabalho semelhante realizado pelo terapeuta capilar, porém, ele deve possuir uma graduação e uma pós graduação na área de tricologia clínica. Todo tricologista, explica o projeto de Lei, dependendo da sua graduação inicial pode utilizar de protocolos mais invasivos para o tratamento das doenças do couro cabeludo e haste capilar, como é o exemplo dos injetáveis e prescrição de medicamentosos.

Esse profissional tem a capacidade técnica de realizar toda avaliação do couro cabeludo e haste capilar e desvendar quais as doenças capilares existentes em um paciente. Após a avaliação, é realizado a montagem de protocolo para devolver a fisiologia natural do couro cabeludo e fios. Observando os sintomas, esses profissionais elaboram um diagnóstico preciso e, a partir disso, orientam tratamentos direcionados.

A grande diferença entre os dois profissionais é a profundidade na área de atuação. Os tricologias são profissionais já formados em alguma área da saúde, sendo assim, aprofundam sua área de atuação e podem utilizar de outras ferramentas para o tratamento das disfunções capilares. O reconhecimento da profissão, bem como a criação de uma data correspondente a ela, injetará animo nos profissionais já existentes e trará confiança e credibilidade a todos, inclusive aos que adentrarão ao mercado da terapia capilar.


Outras aprovações

A Comissão de Saúde aprovou também dois requerimentos. O primeiro, da deputada Ana Carolina Campagnolo (PL), requer a realização de uma audiência pública para debater e buscar esclarecimentos sobre o Hospital e Maternidade Marieta Konder Borhausen. O evento está previsto para ocorrer na Câmara de Vereadores de Itajaí, em data a confirmar.

O segundo foi protocolado pelo presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT). O documento solicita a reserva para uso do Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright para o próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, no período das 18h às 22h, ao Conselho Estadual da Juventude (Conjuve-SC) e ao Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde para a realização do "Seminário da Violência e Juventude".

Por fim, com pareceres favoráveis do deputado Nilso Berlanda (PL), foram aprovadas a concessão de títulos de utilidade pública estadual à Rede Feminina de Combate ao Câncer dos municípios de Orleans e Quilombo. As proposições foram feitas, respectivamente, pela deputada Ada de Luca (MDB) e do ex-deputado Jaksom Castelli.

Governo do Estado lança pesquisa sobre atitude ética de agente público Anterior

Governo do Estado lança pesquisa sobre atitude ética de agente público

Governo eleito indica 14 nomes que vão compor equipe do governo de transição Próximo

Governo eleito indica 14 nomes que vão compor equipe do governo de transição

Deixe seu comentário