logo RCN

Procuradoria da Mulher busca ampliar estrutura a todos os municípios do estado

  • Bruno Collaço / AGÊNCIA AL -

Instituída por meio de projeto da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a Procuradoria Especial da Mulher chega aos oito meses de existência com bons números a apresentar. A meta, de estruturar uma rede de proteção à mulher em todo o estado, está cada vez mais próxima de ser alcançada, tendo em vista a receptividade apresentada pelas administrações municipais, segundo informa a atual gestora da entidade, a deputada Ada de Luca (MDB).

"Nós tínhamos 27 procuradorias da mulher no estado, praticamente nada entre os 295 municípios catarinenses. Nós agora já estamos com 57 e até o final do mês vamos abrir mais oito", comemora.

Composta por uma procuradora e uma procuradora-adjunta, eleitas pelas deputadas estaduais, a Procuradoria Especial da Mulher visa à defesa e a promoção da igualdade de gênero, a autonomia, o empoderamento e a representação das mulheres. Outros objetivos, como o enfrentamento da discriminação e da violência contra a mulher, vem recebendo, entretanto, atenção especial da Procuradoria.

Conforme explica Ada de Luca, a ação acontece em função do elevado número de casos de violência doméstica registrados no estado, que abrangem não só as agressões físicas e psicológicas, mas também as financeiras, quando o homem cerceia o uso dos bens e recursos do casal. Além do recebimento, o exame e o encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, cabe à Procuradoria o acompanhamento dos casos.

Outro ponto destacado por Ada de Luca é o nível de engajamento demonstrado pelos homens na instalação das novas procuradorias da mulher. Atualmente duas cidades contam, inclusive, com homens à frente das entidades. "A participação do homem é muito, muito importante, pois ou a gente caminha juntos ou vamos ter sempre atritos. E nós estamos deixando hoje uma semente para que os jovens, seus filhos, não precisem de procuradorias."


Ações de preservação das águas subterrâneas são destaque no Dia Mundial da Água Anterior

Ações de preservação das águas subterrâneas são destaque no Dia Mundial da Água

Efeitos da pandemia na educação pública são tema de debate na Alesc Próximo

Efeitos da pandemia na educação pública são tema de debate na Alesc

Deixe seu comentário