logo RCN
Educação

Retorno escolar é viabilizado

  • Divulgação -

Em primeiro momento as atividades escolares que retornaram são para as turmas de 5º e 9º anos do Ensino fundamental e na Educação Infantil, as turmas de pré 2 da Rede Municipal de Ensino, de forma não obrigatória, cumprindo as exigências de saúde necessárias

Nas últimas semanas muito se falou sobre o aumento dos casos da Covid-19 e do retorno das aulas presenciais.

Planos de Contingencia foram elaborados para o estudo da viabilidade do retorno destas atividades, neles contam o planejamento de prevenção e organização da escola, elaborados para orientar as ações de resposta à situações adversas ou situações de emergência ou calamidade pública.

 Conforme o Secretário da Educação, Fabrício Fontana, os documentos são elaborados por um Comitê Escolar, formado por pessoas da comunidade escolar, ou seja, pais, professores, gestores, funcionários e alunos daquela escola. Cada escola se organiza dentro de suas características reais, prevendo o retorno das aulas presenciais, dentro dos protocolos de saúde e higiene, sempre tendo em mente a segurança e o bem-estar de todos.

De acordo com o secretário, durante a pandemia, o Sistema Escolar precisou se reinventar, assim como a gestão das escolas, os professores, coordenações pedagógicas e a Secretaria de Educação. "Tivemos que planejar um modelo novo para levar conhecimento e auxiliar no desenvolvimento de nossas crianças. Todos queríamos retornar e planejávamos isto, Pretendíamos iniciar o retorno em 4 de novembro, mas não foi possível, já que estivemos na bandeira laranja, agora que voltamos à bandeira amarela, retomamos nossos planos", afirma.

O retorno consiste em atender os alunos do 5º e 9º anos, além do pré 2 da rede municipal de ensino. "Conforme o decreto estadual retornamos com as atividades das turmas em fase de terminalidade de etapa. As crianças não são obrigadas a voltar às atividades presenciais, mas oferecemos nosso dever como gestor da educação é oferecer o espaço da escola com todos os cuidados necessários para manter a segurança de todos. É um momento delicado, mas como dito, não é uma obrigação, os que optarem por ficar em casa continuarão no sistema online ou material pedagógico impresso e retirado na escola. O transporte escolar é ofertado normalmente, assim como a alimentação escolar", explica.

O secretário destaca ainda que os outros níveis deverão aguardar, devido a impossibilidade de retornar todos no mesmo momento. "Retornaremos gradativamente, sempre priorizando a saúde de todos. Gostaria de enfatizar que, a Secretaria de Educação não tem diligencia sobre redes particulares bem como estaduais, não temos autoridade para fiscalizar o retorno privada nem estadual. Respondemos apenas pela rede municipal no que diz respeito ao retorno em relação a Covid-19", enfatiza.

O Retorno

 Segundo a diretora Neuza Ecco, o retorno da escola Dom José Gomes do Bairro Maria Terezinha ocorreu, assim como nas outras instituições, na última segunda-feira (09). "Durante o primeiro dia foram atendidos 24 alunos, já no segundo o número subiu para 40, entre as turmas do Pré II e 5º ano. Presenciamos um momento de felicidade em retornarmos, todos estavam ansiosos e animados em rever os colegas e refazer as atividades presencialmente. Este retorno revelou novamente do quanto eles amam a escola e os seus professores e que juntos fazem deste espaço o lugar ideal para o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos", conta.

Ela afirma ainda que são observados os cuidados necessários, na questão da saúde, alimento, transporte e no espaço escolar, conforme as orientações do Plano de Contingência elaborado pela comunidade escolar. "A escola se preparou para receber os alunos pensando neste retorno num olhar humano e sensível, desde acolhida até o reordenamento das atividades pedagógicas de forma lúdica", informa.

 As aulas tiveram inicio também para as turmas do Pré II, no Centro de Educação Infantil Pedro Simon, no Bairro São José. Os preparativos para este retorno incluíram marcações nos espaços como refeitórios e salas de aula, indicando o distanciamento necessário entre as crianças, medidas de higiene também foram priorizadas no local.

A coordenadora pedagógica, Elisa Carla Solivo Ribeiro, destaca que a organização pedagógica passou por uma estruturação: as turmas agora contam com um número máximo de 10 crianças, com a sequência das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ensino remoto, além de oficinas pedagógicas e as aulas de Educação Física, Arte, Biodiversidade Regional e Inglês. Para as famílias que optaram pela continuidade do ensino remoto daremos sequência as Interações e Brincadeiras, assim como os vídeos de orientação às famílias, através dos grupos de WhatsApp. "Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e os direitos de aprendizagem para esta retomada estão concentrados na acolhida, orientação e observação das necessidades pedagógicas, sociais e afetivas das crianças, conciliando uma retomada gradual das habilidades necessárias as crianças de Pré 2 e a oferta de momentos lúdicos por meio de oficinas, brincadeiras e o brincar ao ar livre. Desta forma, toda a equipe do CEIM está empenhada e preparada para acolher nossas crianças com todo o carinho e cuidado que elas merecem, sem esquecer é claro, de todas as famílias e crianças que optam por continuar com o ensino remoto", enfatiza.


Saúde sexual: cuidados para o homem Anterior

Saúde sexual: cuidados para o homem

Horus realiza mais uma etapa do Aprendendo na Prática Próximo

Horus realiza mais uma etapa do Aprendendo na Prática

Deixe seu comentário