logo RCN

Saúde sexual: cuidados para o homem

  • Divulgação -

O Novembro Azul é o mês dedicado não só a prevenção do câncer de próstata, como também de orientação aos cuidados à saúde masculina. Para abordar o assunto nosso entrevistado em uma série de reportagens é o médico Urologista do setor de Oncologia (tratamento do câncer) do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, Paulo Fernando Caldas

 Para dar continuidade ao assunto, o médico, Paulo Fernando Caldas, destaca que muitos homens buscam assistência médica devido à problemas na esfera sexual. Porém, um número grande não procura assistência, seja por constrangimento ou preconceito, desta forma, permitindo que a disfunção piore, por vezes, levando à baixa da autoestima e problemas de relacionamento no casal, o que agrava ainda mais o quadro.

 Segundo ele as disfunções sexuais que mais acometem os homens são a ejaculação preco-ce, disfunção erétil (chamada popularmente de impotência) e a redução do desejo sexual. "A maioria destes distúrbios tem tratamento eficaz. Por outro lado, vários fatores podem prevenir ou retardar seu aparecimento e, neste sentido, os aspectos preventivos são relevantes", afirma.

  No caso da ejaculação precoce (eliminação do esperma que ocorre antes ou logo após a penetração) 20 a 30% dos homens são acometidos e a causa exata da não é conhecida embora em muitos casos a seja devido à ansiedade de desempenho durante o sexo, outros fatores podem ser, o estresse, depressão temporária, história de repressão sexual, baixo autoconfiança, falta de comunicação e conflitos não resolvidos com o aprceiro. "A ejaculação precoce, muitas vezes, se manifesta no período das primeiras relações sexuais, durante a adolescência ou inicio da vida adulta, período em que não há ainda uma maturidade sexual e fatores emocionais podem influen-ciar", explica.

 Já a disfunção erétil é a dificuldade em ter ou manter uma ereção que permita a penetra-ção durante o ato sexual. Estudos demonstram que mais da metade dos homens após os 40 anos sofrem de disfunção erétil em algum grau. As causas de disfunção erétil incluem a aterosclerose, causada normalmente pelo excesso de gordura, levando à obstrução de artérias, impedindo ade-quado fluxo sanguíneo; distúrbios nervosos que podem levar a alteração da inervação peniana; o estresse, conflitos de relacionamento; depressão e ansiedade de desempenho; doenças crônicas como diabetes e hipertensão e hábitos não saudáveis como fumar, excesso de álcool, comer em excesso e não praticar exercícios.

 De acordo com Paulo Caldas a redução do desejo sexual, conhecida como libido significa que o desejo ou interesse pelo sexo diminuiu."A condição costuma estar associada a baixos níveis do hormônio masculino testosterona. A testosterona mantém o desejo sexual, a produção de es-perma, músculos, cabelo e ossos. A baixa testosterona pode afetar seu corpo e humor. Em geral, homens acima de 50 anos são mais acometidos, sendo que percebem uma diminuição do desejo sexual, maior dificuldade nas relações sexual, além de menor disposição para as tarefas diárias e diminuição da força muscular. O desejo sexual reduzido também pode ser causado por depressão, ansiedade ou dificuldades de relacionamento", destaca.

 "Uma boa saúde sexual é fundamental não somente para o homem, mas para os relacio-namentos em si, pois melhora a qualidade de vida e deve ser construída e mantida com hábitos diários", salienta.

 O médico conta que percebe em consultas que os pacientes homens quando buscam orien-tação, querem uma solução mágica, que os faça, de uma hora para outra, reestabelecer o desem-penho sexual. "Realmente há medicamentos que funcionam bem para a maioria. Porém, fazem parte do tratamento como as mudanças comportamentais e de estilo de vida. Devemos dar menos importância às curas milagrosas, às fórmulas mágicas. Devemos focar na prevenção e, nos primei-ros sinais que a coisa não vai bem, buscar assistência médica", acrescenta.

 Cuidados diários para melhorar a saúde sexual do homem

1- Limite à ingestão de álcool. Álcool em pequena quantidade, como uma taça de vinho diaria-mente, não tem problema.

2-Pare de fumar. O CIGARRO É GRANDE INIMIGO DA EREÇÄO.

3 - Mantenha uma dieta saudável, com alto teor de fibras (frutas, verduras), oleaginosas, peixes. Evite ingestão de alto teor de carboidratos (açúcares, pães, massas, batatas).

4- Faça exercícios aeróbicos e de musculação regulares, idealmente, uma hora por dia, todos os dias.

5 - Previna e controle o diabete, a pressão alta e mantenha o peso adequado. Obesos sofrem mais de disfunção erétil.

6 - Comunique-se melhor e com mais frequência com seu parceiro. Converse de forma franca so-bre questões sexuais. Isso melhora o vínculo do casal.

DICA EXTRA: tenha momentos de lazer e descanso. Um homem com um corpo ou uma mente cansada tende a apresentar uma piora do desempenho sexual. Além disso, não se cobre demais, pois há momentos que tudo pode ir bem, outros nem tanto, e está tudo certo. Cobranças em ex-cesso somente atrapalham.


Colecionar, uma paixão em preservar momentos, histórias e conquistas Anterior

Colecionar, uma paixão em preservar momentos, histórias e conquistas

Retorno escolar é viabilizado Próximo

Retorno escolar é viabilizado

Deixe seu comentário