Rock'n Camerata reuniu expressivo público em Pinhalzinho

-
Guilherme Detoni, Jornal Imprensa do Povo -
Confira a matéria completa, assinando o jornal Imprensa do Povo
No último dia 14 de outubro, o grupo Rock'n Camerata, de Florianópolis, com o apoio da prefeitura de Pinhalzinho, Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC) de Pinhalzinho, Secretaria Municipal de Desporto e Cultura, prefeitura de Concórdia, Fundação Catarinense de Cultura e Estado de Santa Catarina, realizou um grande show no município de Pinhalzinho. O evento musical aconteceu no pavilhão da EFACIP, reunindo muitas pessoas que prestigiavam a orquestra. Um dia posterior, em 15 de outubro, o mesmo grupo se apresentou no teatro municipal de Concórdia.
A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e desde 1998 conta com a produção de Maria Elita Pereira. Este ano realiza sua 29ª temporada de concertos, ocupando um importante espaço na agenda cultural da capital do Estado de Santa Catarina.
A orquestra, sempre voltada às questões sociais, contribuiu para a democratização do acesso a espetáculos eruditos, implantou projetos educacionais e obteve grande êxito em concertos pela Europa. Além do repertório camerístico e sinfónico, a Rock'n Camerata participou da montagem de dez óperas e espetáculos do gênero popular, como MPB, jazz, reaggae, música para cinema, rock e pop music e gravou 11 CDs e cinco DVDs, dentre eles as parcerias bem sucedidas como Dazaranha e o Expresso Rural.
Em 2018 estreou a ópera-rock Frankenstein do compositor e pianista Alberto Heller, gravando trilhas para vídeos institucionais e cinema. A equipe tem realizado concertos com importantes artistas brasileiros, como Lenine, Toquinho, Daniel Paulinho, Moska e Zeca Baleiro, obtendo destaque internacional no show com o guitarrista Steve Vai, na edição 2015 do Rock in Rio.
Dentre outros, recebeu em 2011 o prêmio Franklin Cascues de Cultura da prefeitura municipal de Florianópolis, em 2012 a medalha Mérito Cultural Cruz e Souza do Governo do Estado de Santa Catarina, em 2015 recebeu o Prêmio Edino Krieger como "Destaque Musical do Ano da ACLA e em 2017 a medalha Emilio Blum da ACIF e a medalha Virgilio Varzea de Mérito Cultural da Câmara de Vereadores de Florianópolis.
Deixe seu comentário