logo RCN

Rotatórias: De quem é a preferência?

  • Isabel Müller/IMP -

As rotatórias são consideradas uma medida para aumentar a segurança e diminuir a velocidade dos veículos para transitar na via

Basta ficar parado, por alguns minutos, em qualquer rotatória da cidade para encontrar dezenas de problemas e falta de respeito com a sinalização. As rotatórias são consideradas uma medida para aumentar a segurança e diminuir a velocidade dos veículos para transitar na via. Com o aumento de rotatórias em Pinhalzinho, faz-se necessário relembrarmos os motoristas sobre algumas regrinhas do trânsito. Para isso, conversamos com o policial Militar, sargento Erico Milani da Rocha.

O policial destaca que é importante, primeiramente, que os motoristas fiquem atentos a velocidade em que transitam. "A velocidade regulamentada nas vias urbanas é de 40km/h, acima disso é considerado infração de trânsito", aponta.

Com relação à preferência na rotatória, Rocha esclarece que a preferência é de quem chegar primeiro. "Não é porque estou na avenida preferencial que ao chegar na rotatória terei a preferencial também. É preciso respeitar quem chegou primeiro. Um exemplo que podemos citar, é que se os veículos vêm em sentidos opostos, se estivermos na mesma velocidade, vão conseguir transitar na rotatória sem um bater no outro", diz, acrescentando que essa regra é válida para todas as rotatórias do perímetro urbano, com exceção das rotatórias nos trevos, que são para atravessar um fluxo de cada vez.

A velocidade para transitar dentro da rotatória é de 20km/h. O policial enfatiza que é uma manobra, por isso, é preciso ter cuidado e diminuir a velocidade.

"Já presenciamos nas principais avenidas da cidade, que os motoristas, como estão na preferencial, quando chegam à rotatória seguem um atrás do outro, sem parar e respeitar quem está na via secundária esperado para entrar na rotatória, mas isso não pode acontecer, mesmo estando na via secundária, ao chegar primeiro na rotatória, tem a preferência", menciona.

Vale ressaltar, que o pedestre, estando na faixa de segurança, em qualquer situação, tem a preferência, isso vale também nos cruzamentos com rotatória.

Quanto as penalidade, o motorista que não respeitar as regras nas rotatórias pode ser autuado por não dar preferência. Em caso de acidente é colhido o depoimento dos motoristas envolvidos e de testemunhas, conferido imagens de monitoramento do local, e, se constatado que o motorista acabou infringindo a lei, não dando preferência na rotatória, o mesmo pode ser autuado.

Os motoristas da Auto Viação Pinhalzinho, que transitam diariamente pelas vias de Pinhalzinho, destacam que a maioria dos motoristas não respeita a preferência de quem está na rotatória, principalmente quando é incluída uma rotatória nova. "A implantação das novas rotatórias facilitaram o trânsito, principalmente na forma em que foram colocadas, com tachões, isso facilita para caminhões e carretas se precisam fazer uma manobra diferente. Acreditamos que com o passar do tempos todos se acostumam com a utilização das novas rotatórias e passam a utilizar de forma correta. Também que se conscientizem, pois às vezes não acontece o devido respeito com relação a quem já está na rotatória", apontam.

Videomonitoramento


Pinhalzinho já está sinalizado, desde o dia 16 de fevereiro de 2019, com placas, alertando que a fiscalização da Polícia Militar também está sendo feita por meio do vídeo monitoramento. "Se os motoristas observarem, nas entradas da cidade e também em outros pontos, tem placas sinalizando que na cidade o videomonitoramento está sendo usado também para a fiscalização do trânsito", afirma o sargento Rocha.

Com isso, a Polícia Militar pode fazer autuação com as imagens obtidas pelas câmeras, com amparo legal, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). "Anteriormente utilizávamos as imagens somente para elucidação em casos de acidente, agora podemos autuar em caso de infrações cometidas, como uso de celular enquanto estiver dirigindo, não respeitar a faixa de pedestre, não utilização do sinto de segurança, partes do corpo para fora do veículo, crianças no colo e não respeitar a preferência das rotatórias. São inúmeras autuação que podemos estar fazendo por meio do videomonitoramento. Isso já está valendo e tem vários motoristas que já foram penalizados e não estão sabendo", ressalta.


Acampamento de Escoteiros objetiva estimular a liderança nos jovens Anterior

Acampamento de Escoteiros objetiva estimular a liderança nos jovens

Novo delegado comenta foco de trabalhos na Delegacia Próximo

Novo delegado comenta foco de trabalhos na Delegacia

Deixe seu comentário