logo RCN

Tratamento integrativo e complementar foi pauta da atividade 'Cuidando do Cuidador'

  • Ascom -

O evento contou com a presença de uma especialista na área

Na última segunda feira (24), a atividade "Cuidando do Cuidador" foi realizada com as famílias acolhedoras do município de Pinhalzinho. O objetivo da ação, que ocorreu na sala de reuniões do CRAS (centro), foi prevenir doenças e aprimorar a saúde.

De acordo com Ivone Orso, a atividade foi realizada pela profissional da Secretaria Municipal de Saúde, Karine Muhl, fisioterapeuta em práticas integrativas e complementares (PICS), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças.

"A atividade contou com a orientação e explanação sobre os serviços de PICS oferecidos em Pinhalzinho, bem como os benefícios e as formas de acesso as referidas técnicas. Por fim também foi ofertado aos presentes a terapia de auriculoterapia, aplicada pela profissional", disse Ivone.

A equipe técnica da PSE- Alta complexidade, que coordena o serviço de família acolhedora em Pinhalzinho, destacou um pouco da reintegração familiar.

"São famílias que se disponibilizam a oferecer cuidado, atenção, apoio as crianças e adolescentes, até que a condição que desencadeou a aplicação da medida de proteção pelo judiciário seja superada, possibilitando a reintegração familiar ou a colocação em família substituta", observa a psicóloga Liamara Wagner Cavalheiro.

"Nossas famílias acolhedoras passam por processos de capacitação e constante apoio e orientação da equipe técnica, mas também entendemos que desempenhar essa função causa desgastes emocionais e por isso buscamos oferecer essas atividades alternativas, para firmar a importância do cuidado com o cuidador", complementa a assistente social Renata Joana kunzler.

Especialistas afirmam que é de extrema importância cuidar de quem cuida, uma vez que estes precisam estar de bem consigo mesmo e com sua saúde, para que possam continuar desempenhando um papel fundamental na vida dos que precisam da reintegração.

Aos que se interessam e desejam saber mais informações sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Pinhalzinho, podem procurar a equipe técnica na Secretaria de Assistência Social, no setor de Proteção Social Especial (2º piso), durante o período matutino, de segunda a sexta feira.


Alunos da Marcolino participam da etapa Regional Oeste do Dança Catarina Anterior

Alunos da Marcolino participam da etapa Regional Oeste do Dança Catarina

Jovem de Serra Alta vai em busca do seu sonho em Kuwait Próximo

Jovem de Serra Alta vai em busca do seu sonho em Kuwait

Deixe seu comentário