Tratamento integrativo e complementar foi pauta da atividade 'Cuidando do Cuidador'

-
Ascom -
O evento contou com a presença de uma especialista na área
Na última segunda feira (24), a atividade "Cuidando do Cuidador" foi realizada com as famílias acolhedoras do município de Pinhalzinho. O objetivo da ação, que ocorreu na sala de reuniões do CRAS (centro), foi prevenir doenças e aprimorar a saúde.
De acordo com Ivone Orso, a atividade foi realizada pela profissional da Secretaria Municipal de Saúde, Karine Muhl, fisioterapeuta em práticas integrativas e complementares (PICS), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças.
"A atividade contou com a orientação e explanação sobre os serviços de PICS oferecidos em Pinhalzinho, bem como os benefícios e as formas de acesso as referidas técnicas. Por fim também foi ofertado aos presentes a terapia de auriculoterapia, aplicada pela profissional", disse Ivone.
A equipe técnica da PSE- Alta complexidade, que coordena o serviço de família acolhedora em Pinhalzinho, destacou um pouco da reintegração familiar.
"São famílias que se disponibilizam a oferecer cuidado, atenção, apoio as crianças e adolescentes, até que a condição que desencadeou a aplicação da medida de proteção pelo judiciário seja superada, possibilitando a reintegração familiar ou a colocação em família substituta", observa a psicóloga Liamara Wagner Cavalheiro.
"Nossas famílias acolhedoras passam por processos de capacitação e constante apoio e orientação da equipe técnica, mas também entendemos que desempenhar essa função causa desgastes emocionais e por isso buscamos oferecer essas atividades alternativas, para firmar a importância do cuidado com o cuidador", complementa a assistente social Renata Joana kunzler.
Especialistas afirmam que é de extrema importância cuidar de quem cuida, uma vez que estes precisam estar de bem consigo mesmo e com sua saúde, para que possam continuar desempenhando um papel fundamental na vida dos que precisam da reintegração.
Aos que se interessam e desejam saber mais informações sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Pinhalzinho, podem procurar a equipe técnica na Secretaria de Assistência Social, no setor de Proteção Social Especial (2º piso), durante o período matutino, de segunda a sexta feira.
Deixe seu comentário