logo RCN

Waldemar Schmitz é agraciado com Comenda do Legislativo Catarinense

  • Divulgação -

No próximo dia 29, às 19h, a Assembleia Legislativa concederá uma de suas principais honrarias, a Comenda do Legislativo, ao regulador Waldemar Antonio Schmitz, de Pinhalzinho. Schmitz foi indicado pelo deputado e atual secretário da Agricultura Altair Silva (PP) para receber a distinção.

O ato faz parte de uma sessão solene em que personalidades e instituições de Santa Catarina são reconhecidas por sua valorosa contribuição com o desenvolvimento do Estado.

Schmitz nasceu em Saudades. Aos 16 anos, foi morar em Pinhalzinho, ali ao lado, onde começou a exercer uma das profissões mais nobres que existe: professor. Aos poucos, envolveu-se com a comunidade e logo enxergou a necessidade de alfabetizar também adultos. Foi o que fez.

Com sua contribuição, resolveu empreender. Aos 18 anos, contribuiu com um pequeno negócio, a Serraria Pinhalzinho. Em 1976, fundou uma empresa imobiliária e construtora, a Constrular que, hoje, tem atividades em mais de 15 municípios em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul, ampliando as atividades para o norte do País.

Em 1981, Schmitz foi eleito vereador em Pinhalzinho. Foi quando criou, junto com a Prefeitura e entidades empresariais, o projeto Pró-Indústria, cujo objetivo era atrair novos empreendimentos para o município.

A vida empreendedora de Schmitz deu um novo passo em 1987, com a fundação da Serpil, também em Pinhalzinho. "A empresa surgiu como uma fábrica de estofados. Queríamos utilizar a madeira que era descartada na serraria, mas descobrimos que o principal custo de fabricação de estofados era a espuma. Então, abrimos uma fábrica de espuma e começamos também a trabalhar com colchões. Uma coisa foi levando à outra. Atualmente, a Serpil atua com móveis, estofados e colchões ", ele conta.

Waldemar também foi presidente da Paróquia Santo Antônio, por duas gestões, quando necessário para construir o Salão Paroquial e dar início à construção da nova igreja matriz. Foi presidente do Hospital, previsto para construir o CTG Porteira do Pinhal, é sócio-fundador do Lions Clube de Pinhalzinho e presidiu a Associação de Bombeiros Comunitários.

Como vice-presidente Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), conceitua uma unidade implantar do Sesi em Pinhalzinho e viabilizar a unidade do Senai para qualificação da mão de obra do trabalhador da indústria.

Casado com Dilésia e pai de Jaqueline, Gilnei e Joseline, Schmitz é um exemplo de pessoa simples que enxerga nas oportunidades da vida uma chance de crescimento. Empreende, é ativo e hoje, em todo o Estado, é reconhecido como um dos maiores visionários de Santa Catarina.


Concluídas obras de asfaltamento na Linha Boa Vista Anterior

Concluídas obras de asfaltamento na Linha Boa Vista

Em Pinhalzinho, nova diretoria da ACIP/CDL é empossada Próximo

Em Pinhalzinho, nova diretoria da ACIP/CDL é empossada

Deixe seu comentário