logo RCN

Em Foco

Mais um sucesso

Na quarta-feira (24), iniciou mais uma Itaipu Rural Show e mais uma vez todo o time de amarelo da um banho de organização. Uma feira que é referencia no sul do país, uma feira que disponibiliza a mais alta tecnologia aos empreendedores rurais.


Um exemplo de protocolo

Um ponto muito aplaudido na abertura foi à posição tomada pelos organizadores da feira, onde elegeram de comum acordo com todos os parlamentares um Deputado Estadual e um Deputado Federal para representar a todos os presentes, neste sentido falaram o Deputado Estadual e Presidente da Alesc, Silvio Dreveck (PP) e o Deputado Federal João Rodrigues. Ainda teve a palavra o Senador Paulo Bauer (PSDB), o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, o Secretário de Agricultura do estado, Moacir Sopelsa, além do presidente da Fecoagro, Cláudio Post e do presidente da Itaipu, Arno Pandolfo. Um exemplo de abertura para qualquer evento, nada de palanque para propaganda eleitoral, todos deixaram seus recado e pronto, parabéns aos organizadores da feira.

Deu o recado

Na categoria o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, deu um tapa de luva em todos os parlamentares presentes na abertura da feira. A questão comentada pelo prefeito foi a falta de comprometimento do Estado e Governo Federal, com as rodovias de nossa região, onde diariamente estamos sendo prejudicados pelas péssimas condições de trafegabilidade. O prefeito fez um desafio aos parlamentares, que se recusem a participar das votações na Alesc, na Câmara Federal e Senado, até que os governos não comecem as obras das BR 282 e 158 e da SC 160. O prefeito foi aplaudido por todos pela sua atitude.

Lula condenado

Na tarde de quarta-feira também tivemos a votação do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre. Onde os Desembargadores da 8ª Turma, Victor Laus, João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen condenaram por unanimidade o ex-presidente, confirmando assim a sentença do juiz Sergio Moro.

Campanha 2018

Neste momento o ex-presidente esta inelegível em 2018, com base na Lei da Ficha Limpa. Mas nada o impede de concorrer ainda. O petista depende agora de uma série de recursos no próprio TRF4 ou em tribunais superiores para ser elegível em outubro.

Ele não vai para a cadeia

Embora condenado por unanimidade pelo TRF4, o ex-presidente não ira para a cadeia ainda. Todos os Desembargadores comentaram que a pena só vai começar a ser executada depois que esgotarem todos os recursos possíveis na própria corte. Lembrando que a pena inicial de nove anos e seis meses foi ampliada para 12 anos e um mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP), a suposta vantagem, no valor de R$ 2,2 milhões, teria saído de uma conta de propina destinada ao PT em troca do favorecimento da empresa em contratos na Petrobras.

O que ocorre agora?

Agora a defesa do ex-presidente pode recorrer ao STJ e ao STF para tentar reverter condenação. O PT poderá registrar a candidatura de Lula a presidente, a candidatura poderá ser mantida enquanto houver recursos pendentes contra a condenação, mas que neste momento esta com a faca e o queijo na mão é o TSE, que decidirá se ele ficará inelegível.

Juntos

Gelson Merisio (PSD), Silvio Dreveck (PP), Esperidião Amin (PP) e Paulo Bauer (PSDB), juntos no avião de Florianópolis a Chapecó e no carro de Chapecó a Pinhalzinho na quarta-feira (24), onde participaram da abertura do Itaipu Rural Show. Com todo este tempo muita conversa rolou no voo e na vinda a Pinhalzinho. Na Volta Gelson Merisio e Silvio Dreveck voltaram juntos a compromissos em Chapecó, já Amin e Bauer ficaram e almoçaram na feira junto de seus simpatizantes, voltando juntos no meio da tarde. Assim se juntando aos outros dois em Chapecó e retornando juntos novamente a Florianópolis, neste sentido os pré-candidatos ao governo de Santa Catarina tiveram no mínimo duas horas de conversa reservadas.

Na chegada a feira Amin até mesmo brincou, "se este avião caísse resolveria o problema do MDB", se referindo que o 'manda brasa' ficaria sozinho para o pleito eleitoral deste ano.

O futuro governador pode estar ai

O estande do município de Pinhalzinho na feira reuniu na quarta-feira inúmeros políticos e uma fala do prefeito Mario Afonso Woitexem fez todos ficarem ligados, o prefeito falou assim "neste momento estamos na presença do futuro governador de Santa Catarina", assim todos se olharam e riram, pois no momento tinham três pré-candidato no local, Esperidião Amin, Silvio Dreveck, Paulo Bauer e João Rodrigues.


Em Foco Anterior

Em Foco

Próximo

Em Foco

Deixe seu comentário