logo RCN

Em Foco

Sol quadrado
E uma das prisões do colarinho branco mais esperada dos últimos tempos se concretizou na quarta-feira (19), Eduardo Cunha, foi preso pela Polícia Federal, em Brasília. A prisão preventiva tem por caráter tempo indeterminado de reclusão. O ex-deputado é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África e utilizar suas contas na Suíça para lavar o dinheiro.
Dinheiro embaixo do colchão
Segundo investigações do Ministério Público Federal, Cunha que tem dupla cidadania (brasileira e italiana), deve ter algo em torno de US$ 13 milhões em contas ocultas no exterior. Pensa em quantos anos de economia desta pessoa, ou melhor, quantas propinas recebidas.
Caiu a taxa
Nesta semana também fomos surpreendidos pela queda da taxa de básica de juros com a redução da Selic em 0,25 ponto percentual, fazendo com que a taxa básica de juro fique em 14% ao ano. A redução tem como proposito aumentar o consumo dos brasileiros, pelo fato da facilitação do crédito, mas para isso, a população precisa estar empregada, pois já chegamos a casa dos 12 milhões de desempregados.
Novos ambulantes
E os imigrantes haitianos que vieram para o Oeste de Santa Catarina em busca de novas oportunidades de emprego, educação e dignidade, onde estão hoje? Em sua maioria já desistiram de seus empregos em nossas indústrias e acabaram se mudando para o litoral, onde aumentaram consideravelmente o número de novos ambulantes e camelos pelas cidades. Agora, fica minha preocupação com estas pessoas em nossas cidades, onde ficam sem ter muito rumo na vida, começam a trabalhar somente para pagar seu almoço ou jantar e desta forma somente aumentando o número de pessoas necessitadas em nossas cidades. Pessoas estas, que não compactuam com nossa cultura e nossos costumes. Muitos, até o Brasil querem deixar para trás, e buscando uma nova migração para o Chile, onde segundo eles as condições estão melhores. Necessitamos urgentemente uma política para estes imigrantes, para que daqui a pouco isso não vire um problema crônico para nossa sociedade catarinense.
Visita a Alesc
Nesta semana estive em Florianópolis visitando nossos representantes da região Oeste na Assembleia Legislativa. Muita conversa boa, balanços políticos das eleições municipais, novos projetos, novas estratégias do Estado e de nossos políticos. Acompanhe na semana que vem o caderno especial com nossos deputados.

Em Foco Anterior

Em Foco

Em Foco Próximo

Em Foco

Deixe seu comentário