logo RCN
Leitura

Despertando as imaginações: como a leitura pode moldar o futuro

  • Divulgação -

A leitura abre a mente, impulsiona sonhos e alimenta a alma. Érico Teixeira

Cada vez mais, o hábito da leitura está se perdendo entre as gerações. Segundo uma pesquisa realizada em 2023 pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de leitura Árvore, 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos afirmaram que o livro mais extenso que já leram não passou de 10 páginas. A pesquisa reitera que o hábito de ler interfere diretamente no aprendizado.

Os pesquisadores destacam ainda a importância da leitura para a conquista de bons resultados educacionais, associando um bom hábito leitor dos jovens a melhores resultados socioeconômicos nos países onde residem, incluindo aumento do PIB per capita e redução na taxa de desemprego entre a população de 15 a 24 anos.

Divulgação

Mas afinal como podemos incentivar a leitura desde cedo?

A equipe do jornal Imprensa do Povo conversou com as professoras do CMEI Aprender Brincando e os professores do Ensino fundamental de Sul Brasil, para entender melhor o trabalho desenvolvido lá. Para despertar nas crianças a importância e o gosto pela leitura, é importante mostrar a elas o mundo fantástico que podem descobrir ao ler e viajar pelo mundo da imaginação. Os livros são peças fundamentais que devem estar presentes em todos os espaços. Eles podem ser coloridos, bonitos e atraentes, mas tudo isso é em vão se os professores ou as famílias não lerem para as crianças, mostrando o que elas podem encontrar nos livros.

Com a leitura diária, a criança se desenvolve cognitivamente, ampliando sua linguagem, vocabulário, criatividade e conhecimento. Hoje, com o acesso às novas tecnologias, as crianças têm um meio adicional para produzir e acessar conhecimento. Leitura e tecnologia não são rivais, são complementares. A tecnologia facilita o acesso a outros meios, mas a paixão por manusear um livro e imaginar continua sendo um hábito saudável, encantador e produtivo.

Divulgação

Pensando na importância da leitura, os professores do CMEI Aprender Brincando de Sul Brasil começam desde o berçário, na creche, e segue nos anos iniciais do Ensino fundamental com contação de histórias, dramatizações, releituras, teatro e outros eventos.

A escola tem ótimas contadoras de histórias, que encantam com suas narrativas. Na biblioteca, todas as turmas têm acesso a livros para leitura em casa, fazem leituras durante as aulas e participam do projeto da sacola literária. Cada sacola circula na turma, o aluno escolhe um livro para ler, e na aula seguinte realiza uma apresentação sobre o livro que leu.

No mês de abril são realizados eventos nas escolas relacionados ao dia do livro.



Fonte: IMP com informações CNN Brasil


Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Ajap vence Fluminense de Joinville e avança à final da Copa SC Sub-20 Anterior

Ajap vence Fluminense de Joinville e avança à final da Copa SC Sub-20

Nova Erechim entrou para o mapa do turismo brasileiro Próximo

Nova Erechim entrou para o mapa do turismo brasileiro

Deixe seu comentário