logo RCN

Defesa Civil confirma passagem de tsunami meteorológico em SC

  • W3/Divulgação - Carro arrastado por onda foi retirado com auxílio de cordas no Sul de SC

Grande onda atingiu carros e pessoas que estavam na praia

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno que atingiu Balneário Rincão, no Litoral Sul, foi um tsunami meteorológico. Em Balneário Rincão, pouco antes das 17h de domingo (16),uma grande onda se formou e atingiu carros e pessoas que estavam na praia da Barra do Torneiro. 

Segundo o sargento Cláudio Marcos, ninguém se feriu e as pessoas foram retiradas do mar antes da chegada dos bombeiros. Dois veículos, um Corolla e um Accord, ficaram submersos e foram retirados da água com auxílio de cordas.

Na barra do Rio Araranguá, em Morro dos Conventos, uma onda também arrastou carros e alagou um restaurante, segundo informações da RBS TV.

O meteorologista Leandro Puchalski explica que o fenômemo ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. Já o tsunami "real" é formado por uma massa de água, sem necessariamente ter a combinação de chuva e vento.

 
 
 

De acordo com a Defesa Civil, o tsunami meteorológico é "raro, perigoso e geralmente ocorre durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas. Não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores, que podem gerar uma ressonânica e uma amplificação da onda".

Santa Catarina já registrou o tsunami meteorológico na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, e que também foi sentido na praia da Armação em 19 de novembro de 2009, segundo a Defesa Civil.

Carro arrastado por onda foi retirado ciom auxílio de cordas no Sul de SC (Foto: W3/Divulgação)Carro arrastado por onda foi retirado com auxílio de cordas no Sul de SC (Foto: W3/Divulgação)

Municípios com estragos
Ao menos 12 municípios tiveram estragos em decorrência das chuvas e vendavais. Em Tubarão, Sul, foi montada uma Sala de Situação para atender a população. Casas foram destelhadas, árvores destelhadas e milhares de unidades ficaram sem energia elétrica.

Em Tubarão, uma menina de 7 anos morreu após árvores atingirem o carro em que estava no bairro São João. Bombeiros retiraram o corpo da criança, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O pai da criança foi hospitalizado em estado de choque.

A Defesa Civil registrou danos em Tubarão, Laguna, Braço do Norte, Pedras Grandes, Araranguá,Balneário Rincão, Imbituba, Morro da Fumaça, Urussanga, Garopaba, Orleans e Anitápolis.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, visitou a região ainda no domingo. Nesta segunda-feira (17) ele permanece no Sul do estado, onde acompanha o levantamento dos danos em todos os municípios afetados. 

Moratelli fez contato direto com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow. Segundo o secretário, Ramlow comprometeu em auxiliar Santa Catarina caso seja necessário. "Vamos completar o levantamento e assim que tivermos os dados faremos o contato com a Defesa Civil Nacional", afirmou.

Após vendaval, mais de 100 mil unidades estão sem luz em SC Anterior

Após vendaval, mais de 100 mil unidades estão sem luz em SC

Santa Catarina tem domínio de ar quente e úmido nesta segunda-feira Próximo

Santa Catarina tem domínio de ar quente e úmido nesta segunda-feira

Deixe seu comentário