logo RCN

Dois casos de zika vírus são confirmados na região de Xanxerê

  • Ilustração -

Em ambos os casos a doença foi contraída em outros Estados

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina divulgou na última quarta-feira (3) um novo boletim relacionado a casos de pessoas que contraíram zika vírus. Até o momento foram confirmados cinco casos de zika nos municípios de Braço do Norte, Brusque, Florianópolis e dois casos em Ipuaçu. Todos contraíram a doença em outros Estados, como Mato Grosso, Rio de Janeiro e Sergipe. Ainda há suspeita de dois casos em São Domingos a serem confirmados, também importados.

Conforme a bióloga e supervisora regional do Programa de Combate a Dengue da gerência Regional de Saúde de Xanxerê, Elizandra Schoenardie, o caso de Ipuaçu são duas mulheres, não gestantes, que teriam adquirido a doença no Mato Grosso. Elas teriam retornado ao município na segunda semana de janeiro, já passaram pelo tratamento e seguem bem.

- São duas mulheres, casos importados que viajaram para o Mato Grosso e depois que chegaram em Ipuaçu tiveram os sintomas. Esses casos já tem cerca de 15 dias que temos conhecimento.  A gente não fez diagnóstico laboratorial porque de acordo com a técnica da Dive, quando as pessoas viajam para áreas que está tendo casos da doença a gente faz diagnóstico clínico laboratorial com a história do paciente - explica Elizandra.

O secretário municipal de Saúde de Ipuaçu, Ivo de Freitas, salienta que no município há 21 focos do mosquito Aedes aegypti, por isso as agentes de saúde percorrem bairros e interiores para conscientizar a população sobre as doenças transmitidas pelo inseto.

- Estamos fazendo uma campanha, reunião nos bairros e interiores com a equipe da Vigilância e da Saúde buscando orientar o pessoal para evitar novos focos, porque estamos todos em alerta, a situação é bem preocupante - comenta o secretário.

No período de 1º a 30 de janeiro foram notificados 36 casos suspeitos de febre do zikavírus em Santa Catarina. Destes, cinco (14%) foram confirmados (4 pelo critério clínico-epidemiológico e 1 pelo critério laboratorial), 18 (50%) foram descartados e 13 (36%) permanecem em investigação.

Anterior

Terceiro caso de argentina abandonada na estrada é registrado no Estado

Próximo

Matrículas na rede estadual de ensino terminam nesta sexta-feira

Deixe seu comentário