logo RCN

Marinha abre inscrições para aprendizes; há escola em Santa Catarina

Inscrições começam nesta quarta (1) e vão até 6 de março

A Mariana abriu nesta quarta-feira (1) inscrições para o curso de formação de aprendizes-marinheiros. Ao todo, são 1.240 vagas no país. Entre as quatro escolas de formação disponíveis no país, uma fica em Florianópolis. 

No site da Marinha é possível ver o edital. Acesse aqui.

Conforme a Marinha, o concorrente pode optar por cursar em uma das escolas de preferência, como a Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), mas o órgão poderá designar o candidato para qualquer outra das escolas, atendendo, se possível, à classificação do candidato.

Os candidatos podem se inscrever até 6 de março  pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 30.

Candidatos e ensino
Podem se inscrever candidatos do sexo masculino solteiros ou que não tenham união estável. É necessário ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2017; ter concluído, com aproveitamento, o ensino fundamental até a data prevista no calendário de eventos para a verificação de documentos.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de dados biográficos e verificação de documentos. O início do curso será em 22 de fevereiro de 2018.

Das 1.240 vagas de aprendizes-marinheiros, 248 são reservadas para negros.O Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, e tem duração de um ano letivo, realizado em 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval.

Durante o curso, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o aprendiz-marinheiro receberá remuneração.

As EAM são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é formar marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Além da escola catarinense, há a  Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, no Recife (EAMPE) e Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES).

Defesa Civil começa a cadastrar CEPs para enviar alertas por SMS em Santa Catarina Anterior

Defesa Civil começa a cadastrar CEPs para enviar alertas por SMS em Santa Catarina

Defesa Civil alerta para mais chuvas em várias regiões de Santa Catarina Próximo

Defesa Civil alerta para mais chuvas em várias regiões de Santa Catarina

Deixe seu comentário