logo RCN

Defesa Civil alerta para mais chuvas em várias regiões de Santa Catarina

  • Defesa Civil/Divulgação - Deslizamento interditou rua e casa em Biguaçu

Grande Florianópolis, Vale, Litoral Norte e Oeste redobram atenção

A Defesa Civil alertou nesta terça-feira (31) para a continuidade da chuva em várias regiões catarinenses ao longo da noite, especialmente na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí, Norte, no Litoral Norte e no Oeste. Nesta terça, a chuva deixou 24 desalojados no estado, além de um ferido e um morto em Florianópolis.

Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil na noite desta terça, foram quatro deslizamentos e quatro casas afetadas, uma delas destruída e outra interditada. Dois rolos de lona foram entregues a moradores de Florianópolis. O órgão registrou danos em Barra Velha, no Litoral Norte, na capital, em São José e Biguaçu, ambas cidades da Grande Florianópolis.

Também houve alagamentos pontuais em Guaramirim, no Norte, informou a RBS TV. Itajaíregistrou alagamentos em nove ruas, quedas de árvores em outras quatro e uma ponte da cidade estava obstruída na noite desta terça.

Recomendações da Defesa Civil
Foi recomendado pela Defesa Civil que os moradores não entrem em contato com a água do alagamento, para evitar doenças como a leptospirose.

O secretário da entidade no estado, Rodrigo Moratelli, enfatizou o cuidado nas encostas. "Tecnicamente, quando esse espaço tem uma inclinação de vegetação ou barulho ou rachaduras, que chame a Defesa Civil e desocupe o local, porque você vai estar protegendo a sua vida".

Drenagem em Florianópolis
Na tarde desta terça, a Prefeitura de Florianópolis, a cidade mais atingida, fez uma reunião entre secretarias, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para pensar respostas aos danos. O executivo diz que a rede de drenagem está cheia de sujeira e não consegue drenar tanta água. A nova gestão suspendeu no começo do ano um contrato com uma empresa que limpava a rede de drenagem.

"A gente precisa de uma grande quantidade de recursos para fazer [drenagem] para a cidade toda. Alguns pontos isolados, a Secretaria de Obras já estará atuando a partir do dia de amanhã [quarta]", disse o vice-prefeito, João Batista (PSDB).

Em Brasília, o prefeito, Gean Loureiro (PMDB), recebeu confirmação da Secretaria Nacional Proteção e Defesa Civil da liberação de cerca de R$ 3 milhões para limpeza de drenagem e reforma nas cinco escolas atingidas pelo temporal de dezembro em Florianópolis, informou a assessoria da prefeitura.

Conforme o executivo, a drenagem deve ajudar na questão dos alagamentos. A prefeitura afirmou ainda que há 10 anos o município não realiza uma limpeza geral na drenagem.

Marinha abre inscrições para aprendizes; há escola em Santa Catarina Anterior

Marinha abre inscrições para aprendizes; há escola em Santa Catarina

Sesi Pinhalzinho já atende em novas instalações Próximo

Sesi Pinhalzinho já atende em novas instalações

Deixe seu comentário