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O desemparedamento da avaliação
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Ascom -
No dia 24 de junho, a rede municipal ensino fundamental dos anos iniciais e anos finais das escolas EMEF Dom José Gomes e EMEF José Theobaldo Utzig estiveram em formação continuada e planejamento. O tema em debate concentrou-se na avaliação.
"A avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes norteia a relação professor-estudante-conhecimento e aprendizagens essenciais como o ato reflexivo de (re) construção da prática pedagógica avaliativa com base no currículo referência e a Base Nacional Comum Curricular. A avaliação do processo de ensino e aprendizagens, alinhadas ao currículo e o planejamento do professor, deve assumir caráter formativo, diagnóstico e somativo", destacou a direção de Ensino de Pinhalzinho.
Formativo - desenvolvimento integral dos estudantes, com base nos direitos, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de competências essenciais que devem ser efetivamente cumpridos a partir do currículo;
Diagnóstico - identifica o nível de desempenho e desenvolvimento dos estudantes por ano de ensino;
Somativo - por notas, a partir de definição de pesos para os níveis de aprendizagens.
A avaliação diagnóstica é uma ferramenta que traz informações sobre o conhecimento dos alunos no início de um processo de aprendizagem. Com ela, é possível avaliar quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. Tendo os resultados dessa avaliação em mãos, pode-se mapear os pontos fortes de uma turma e, mais especificamente, de cada aluno. Isso funciona, de fato, como um diagnóstico, pois possibilita aos educadores o conhecimento das aprendizagens e o planejamento de estratégias pedagógicas capazes de potencializar o aprendizado.
"Foi muito produtivo o dia pois os professores e demais funcionários puderam dialogar num coletivo para formar o processo avaliativo que vai ao encontro de sua sala de aula".
O município de Pinhalzinho sempre buscou ofertar a melhor educação possível, visando fortalecer a aprendizagem dos alunos e desenvolver novas habilidades que possam revolucionar seu futuro, permitindo que o todos acessem informações de suma importância à vida cotidiana, em aspectos pessoais, sociais e profissionais.
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