logo RCN

Oficina das Emoções acontece em Pinhalzinho

  • Ascom -

A saúde mental dos jovens é considerada importantíssima, uma vez que pode afetar sua capacidade e bem estar geral. Psicólogos e especialistas dizem que é importante frisar que nem todos os adolescentes experimentam problemas de saúde mental na mesma proporção ou intensidade, mostrando que muitos não requerem o mesmo nível de atenção. No entanto, evidências contemporâneas apontam que qualquer adolescente que sente mudanças de humor, ansiedade, depressão e outros problemas psíquicos devem receber assistência e auxílio de um profissional.

A saúde mental do adolescente é considerada por muitas autoridades uma pauta muito importante, uma vez que essa fase de vida marca o momento em que o jovem está descobrindo quem é de verdade e o que deseja para seu futuro. Ao mesmo tempo que os jovens descobrem relacionamentos, ele aprende lidar com as emoções e situações mais complexas, portanto, se ele tiver problemas de saúde mental, seu desenvolvimento pode ser afetado.

Com o objetivo de prestar esse auxílio aos jovens e à comunidade, o município de Pinhalzinho recebe a Oficina das Emoções, que está sendo desempenhada nas escolas municipais e estaduais da rede pública de Pinhalzinho, dos 6º aos 9º anos, desde agosto de 2021. O projeto é uma iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, através dos recursos do FIA - Fundo da Infância e Adolescência.

"O projeto é realizado por duas psicólogas, com carga horaria de 40 horas semanais, que cumprem com um cronograma organizado nas escolas. O objetivo é promover o cuidado com a saúde mental dos adolescentes, estimular o autoconhecimento e o reconhecimento de suas emoções e sentimentos, desta forma reduzindo os impactos que a pandemia tem gerado aos adolescentes", disse a secretária de Assistência Social Ivone Orso.

O projeto oferta o atendimento na modalidade de grupos terapêuticos, proporcionando um olhar acolhedor aos estudantes que estão num processo de amadurecimento físico e emocional, assim abrindo espaço ao enfrentamento da depressão e da ansiedade. Ivone disse que também é ofertado atendimentos na modalidade de plantão psicológico.

No último dia 24 de junho, a equipe do Projeto Oficina das Emoções dialogou com os professores dos jovens atendidos nas escolas EMEF Dom José Gomes e EMEF José Teobaldo Utzig.

"As psicólogas disseram que foram momentos valiosos e de grande importância para a continuidade do projeto. Essa forma conjunta de avaliação, só vem sendo aprimorada e quem ganha com tudo isso são nossos alunos que atualmente necessitam desses momentos de conversa, pois está evidente a mudança de comportamento de muitos jovens", completou Ivone.


O desemparedamento da avaliação Anterior

O desemparedamento da avaliação

Livro promove agroecologia aproximando produtor e consumidor Próximo

Livro promove agroecologia aproximando produtor e consumidor

Deixe seu comentário